Lessa, Daniela AntunesLobo, Carlos2022-09-272022-09-272020LESSA, D. A.; LOBO, C. Mobilidade e a atração de viagens de ônibus da área central de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 12, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/urbe/a/RSwPkxPD97zvfDwFwmCmcBr/?lang=pt>. Acesso em: 29 abr. 2022.2175-3369http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15505As questões que envolvem o planejamento e a gestão do espaço urbano têm relação direta com o sistema de transportes. Existe uma interdependência entre crescimento urbano e a demanda por mobilidade, de maneira que deficiências de transportes interferem diretamente no cotidiano da população. Com base em métodos de análise espacial e no uso de ferramentas disponíveis em SIGs, avaliou-se para o caso de Belo Horizonte o nível de centralização e o poder de atração de viagens exercido pela área central, tendo como base os fluxos identificados nas últimas duas pesquisas “Origem e Destino”. Diferentemente dos estudos que sugerem um forte processo de descentralização e rompimento do tradicional modelo centro- periferia, os resultados apresentados nesse trabalho indicam que a estrutura espacial de Belo Horizonte se manteve altamente concentrada na área central, embora novos fluxos pareçam convergir para novas centralidades no município.pt-BRabertoCentralidadesCentralitiesMobilidade e a atração de viagens de ônibus da área central de Belo Horizonte.Artigo publicado em periodicoTrabalho sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.1590/2175-3369.012.e20190229