Modelagem matemática no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) : entendendo as suas dimensões crítica e reflexiva a partir de um estudo de caso.

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Data
2016
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Resumo
O objetivo principal desse estudo foi o de analisar as contribuições que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pode proporcionar para o desenvolvimento das dimensões crítica e reflexiva da Modelagem Matemática no processo de elaboração de modelos matemáticos. Esse estudo foi conduzido com quatro alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, de uma universidade federal do Estado de Minas Gerais. Como fundamentação teórica para esse estudo, foi utilizada a abordagem pedagógica relacionada com as Dimensões Crítica e Reflexiva da Modelagem Matemática, bem como as etapas de seu desenvolvimento em sala de aula conforme propostas por Rosa e Orey em suas investigações. Todas as etapas desse estudo foram realizadas de acordo com os procedimentos metodológicos adotados no Estudo de Caso, contemplando a coleta, a análise e a interpretação crítica e reflexiva da problemática estudada por meio da elaboração de categorias de análise, que emergiram dos dados qualitativos coletados durante a realização do trabalho de campo deste estudo. Assim, a Educação Ambiental emergiu como categoria relacionada com os temas poluição da água e do ar, que são de interesse e preocupação atuais. No decorrer do desenvolvimento desse estudo, os participantes foram incentivados a interagir de maneira ativa nesse ambiente, possibilitando o desenvolvimento de discussões interessantes e relevantes sobre as temáticas escolhidas para o desenvolvimento dos projetos de modelagem. Essa participação ativa, interativa e colaborativa no AVA foi importante para o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os problemas ambientais enfrentados pela sociedade por meio da elaboração dos modelos e dos projetos de Modelagem Matemática. Esse ambiente possibilitou a realização de discussões nos fóruns para o esclarecimento de dúvidas relacionadas com a realização das tarefas, a elaboração dos modelos e a escrita dos projetos de modelagem, proporcionando a autonomia dos alunos na elaboração desses projetos. A postura reflexiva dos alunos envolvidos nesse processo educacional pôde auxiliá-los na elaboração crítica de modelos matemáticos relacionados com as temáticas da poluição da água e do ar, bem como propiciou uma análise reflexiva sobre a natureza desses modelos e de seu papel na sociedade contemporânea. As contribuições do AVA para o desenvolvimento das dimensões crítica e reflexiva da Modelagem Matemática estão relacionadas com as experiências colaborativas, cooperativas e interativas entre os participantes, os professores da disciplina, a professora-pesquisadora e os tutores por meio das interações promovidas pelos recursos tecnológicos disponibilizados nesse ambiente. Nesse direcionamento, é importante a proposição da Modelagem Matemática como um Ambiente Virtual de Aprendizagem que favoreceu o desenvolvimento da criticidade e da reflexão dos alunos por meio da elaboração de projetos de modelagem para demonstrar a sua aplicabilidade no estudo de situações-problema enfrentadas no cotidiano, com a utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados no AVA. Por meio desses projetos, os participantes desse estudo problematizaram, contextualizaram e investigaram a problemática escolhida para elaborar questionamentos visando buscar, coletar, selecionar, organizar e manusear as informações para refletirem de uma maneira crítica sobre a sua utilização na resolução de problemas cotidianos. A interpretação dos resultados obtidos nesse estudo possibilitou a elaboração de um produto educacional, que é um caderno de sugestões, que tem como objetivo auxiliar os professores que tenham interesse em trabalhar com a Modelagem Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, pois traz informações sobre as teorias, as metodologias e as práticas relacionadas com as dimensões crítica e reflexiva dessa tendência em Educação Matemática na modalidade a distância.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Aprendizagem, Ambientes virtuais compartilhados, Modelagem matemática
Citação
FREITAS, Joelma de Fátima Rodrigues Batista. Modelagem matemática no ambiente virtual de aprendizagem (AVA): entendendo as suas dimensões crítica e reflexiva a partir de um estudo de caso. 2016. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.