Projetos de modelagem matemática no ensino para aprendizagem de geometria espacial no 2º ano do Ensino Médio.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em
Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Apresentamos uma breve
introdução, contendo elementos de nossas vivências discente e docente que nos despertaram
para a temática de pesquisa; na sequência, buscamos explicitar a temática de pesquisa, bem
como justificar sua relevância, intentando também demarcar um referencial teórico inicial a
partir de pesquisas realizadas em Modelagem Matemática; apresentamos as diretrizes gerais
da pesquisa, como a questão de investigação, os objetivos e a metodologia de pesquisa. Os
objetivos pretendidos são identificar e analisar as possíveis contribuições da realização de
Projetos de Modelagem Matemática à aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial, por
alunos do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, após uma revisão de literatura, discutimos as
relações entre Modelagem Matemática, Projetos de Trabalho e Ensino de Geometria, o que
pode contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e práticas pedagógicas em Educação
Matemática. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo feita com uma turma de alunos do 2º
ano do Ensino Médio de uma escola estadual na cidade de Viçosa, interior de Minas Gerais.
Foi desenvolvido um projeto chamado “As Formas Geométricas de Nossa Cidade”,
abordando conteúdos de Geometria Espacial, sendo que os participantes escolheram locais da
cidade dos quais desejariam investigar as formas geométricas e que constituíram os subtemas
de investigação dentro do projeto. Os resultados da pesquisa apontam para diversas
contribuições do desenvolvimento de Projetos de Modelagem Matemática, tanto nos aspectos
relacionados à aprendizagem dos conteúdos de Geometria espacial, como para a formação da
criticidade e autonomia dos alunos.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Matemática - estudo e ensino
Citação
PEREIRA, Luciano David. Projetos de modelagem matemática no ensino para aprendizagem de geometria espacial no 2º ano do Ensino Médio. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.