A significação dos conceitos de perímetro e área, na ótica do pensamento reflexivo, trabalhando em ambientes de geometria dinâmica.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Este é o registro de uma pesquisa que investigou a significação dos conceitos de perímetro e área adotando a metodologia da observação participante em uma turma do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Entre Rios de Minas - MG, utilizando como instrumentos a geometria dinâmica e os próprios conceitos. As atividades dinâmicas têm como referência teórica o trabalho de Gravina (2001) e o pensamento reflexivo (Dewey, 1959), direcionadas para a atribuição de significados aos conceitos. Utiliza-se o software GeoGebra como instrumento para dirimir desafios de determinadas situações relacionadas ao cotidiano, incorporadas à atividade, envolvendo figuras retangulares e regiões triangulares. Assinala como uma experiência positiva à produção de significados, especialmente, o significado expositivo, pela extensão dos conceitos em casos particulares. Como produto, apresenta-se uma proposta de ação pedagógica que visa contribuir para a atribuição de significados ao conceito de área, em ambientes informatizados, à luz do pensamento reflexivo.
Descrição
Palavras-chave
Geometria, Matemática, Ensino
Citação
MACHADO, J. P. A. A significação dos conceitos de perímetro e área, na ótica do pensamento reflexivo, trabalhando em ambientes de geometria dinâmica. 2011. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.