Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16349
Título: Uma intervenção pedagógica com vistas à promoção da autorregulação da aprendizagem matemática : um estudo com alunos do Ensino Médio.
Autor(es): Lima, Ediane Pereira de
Orientador(es): Torisu, Edmilson Minoru
Palavras-chave: Autorregulação da aprendizagem
Ensino médio
Educação matemática
Data do documento: 2022
Membros da banca: Torisu, Edmilson Minoru
Boruchovitch, Evely
Ferreira, Ana Cristina
Referência: LIMA, Ediane Pereira de. Uma intervenção pedagógica com vistas à promoção da autorregulação da aprendizagem matemática: um estudo com alunos do Ensino Médio. 2022. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A autorregulação da aprendizagem é definida como processo no qual o aluno planeja, monitora e avalia o seu próprio aprendizado, podendo tornar-se capaz de ser um aprendiz mais autônomo, proativo, e, assim, alcançar melhores resultados escolares. Existem diversos modelos de autorregulação da aprendizagem, nesta pesquisa, utiliza-se o modelo proposto por Barry Zimmerman (2000), fundamentado na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura (1996). Esta pesquisa, de cunho qualitativo, do tipo intervenção pedagógica, foi desenvolvida com o objetivo de investigar as contribuições que uma intervenção pedagógica, com vistas à promoção da autorregulação da aprendizagem Matemática, pode trazer para a vida escolar de alunos de uma turma do 3o ano do Ensino Médio, de uma Escola Pública da cidade de Belo Horizonte. Os dados foram coletados por meio de questionários, obsrvação, diário de bordo, atividade diagnóstica, três blocos de atividades e atividade aplicada após a intervenção pedagógica, estes três últimos abarcaram o conteúdode Matemática Financeira. Foram desenvolvidas 15 sessões de intervenção pedagógica, perpassando pelas três fases do modelo de autorregulação da aprendizagem, proposto por Zimmerman (2000,2002). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e realizada a análise qualitativa relacionando os acontecimentos e as respostas dos participantes com o modelo proposto e os elementos envolvidos na AA. Como resultados, após a intervenção pedagógica, os participantes elencaram as contribuições da proposta à vida escolar deles: aprenderam como fazer o planejamento para a realização de uma tarefa, definir metas, organizar o tempo, organizar o ambiente, planejar os estudos em casa, otimizar tempo, espaço e planejamento de estratégias de estudo obtendo melhores resultados, estudar com mais foco, aprender por meio de estratégias diferentes, conhecidas durante as socializações das correções de atividades, contar com a ajuda da professora e dos colegas para aprender e esclarecer dúvidas, revisar as anotações no caderno sempre que necessário, utilizar a internet para buscar esclarecer as dúvidas e entender o conteúdo, e não literalmente, copiar as respostas, diversificar as estratégias de resolução de exercícios, utilizar a autorreflexão como forma de acompanhar e controlar o desempenho na aprendizagem, modificar o percurso do processo de estudo e de aprendizagem, replanejando as estratégias, quando julgar necessário, para atingir a meta pré-estabelecida. Do ponto de vista da professora pesquisadora, a proposta contribuiu para os participantes aprenderem com a prática sobre os elementos envolvidos nas três fases do processo de AA do modelo proposto. Além disso, demonstraram uma crescente participação e empenho nas atividades propostas, demonstrando o desenvolvimento das habilidades em resolver problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples utilizando, estratégias pessoais, cálculos mentais, e, calculadora, no contexto da Educação Financeira, interpretar e comparar situações que envolvam juros simples com as que envolvem juros compostos, refletir, discutir e argumentar sobre questões relacionadas à Educação Financeira. Também verificou-se melhoria do autocontrole pessoal e da autonomia, relativo aos processos de aprendizagem dos participantes, em níveis diferentes, contudo, todos obtiveram avanços.
Resumo em outra língua: Self-regulation of learning is defined as a process in which the student plans, monitors and evaluates his own learning, being able to become a more autonomous, proactive learner, and thus achieve better school results. There are several models of self-regulation of learning. In this research, the model proposed by Barry Zimmerman (2000) is used, based on Albert Bandura's Social Cognitive Theory (1996). This research, of qualitative nature and pedagogical intervention type, was developed with the objective of investigating the contributions that a pedagogical intervention, aiming promoting self-regulation of Mathematics learning, can bring to the school life of students in a 3rd year class of High School, from a public school in Belo Horizonte city. Data were collected through questionnaires, observation, logbook, diagnostic work, three blocks of activities and a study app lied after the pedagogical intervention, the last three covering the content of Financial Mathematics. Fifteen sessions of pedagogical intervention were carried out, going through the three stages of the model of self-regulation of learning, proposed by Zimmerman (2000, 2002). Descriptive statistics were used for data analysis and a qualitative analysis was performed relating the events and participants' responses to the proposed model and the elements involved in the AA. As a result, after the pedagogical intervention, the participants listed the contributions of the proposal to their school life: they learned how to plan a task; set goals; organize the environment; plan studies at home; optimize time and study strategies getting better results; study with more focus; learn through different strategies known during activities corrections; count on help of the teacher and classmates to learn and clarify doubts; review the notes in the notebook whenever necessary; use the internet to clarify doubts and underst and the content, not literally copy the answers; diversify exercise resolution strategies; use self-reflection as a way to monitor and control learning performance; modify the course of the study and learning process, replanning the strategies, when deemed necessary to reach pre-established goals. From the researcher teacher's point of view, the proposal contributed for the participants to learn in practice about elements involved in the three phases of the AA process of the proposed model. Moreover, they showed increasing participation and commitment to the proposed activities, demonstrating development of skills in solving problems involving percentages, such as those dealing with simple increases and decreases using personal strategies, mental calculation s, and calculator. In the context of Financial Education, interpret and compare situations involving simple interest with those involving compound interest; reflect, discuss and argue about issues related to Financial Education. There was also improvement in personal self-control and autonomy, related to the learning processes of the participants at different levels, however, all achieved progress.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16349
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_IntervençãoPedagógicaVistas.pdf4,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons