Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9977
Title: Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico.
Authors: Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Fernandes, Gabriella Leone
Keywords: Natureza da ciência
Casos históricos
Portfólio
Formação inicial
Issue Date: 2017
Citation: MEDONÇA, P. C. C.; FERNANDES, G. L. Portfólios e a avaliação do conhecimento sobre natureza da ciência em um contexto histórico. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3735-3740, 2017. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/39._portfolios_e_a_avaliacao_do_conhecimento_sobre_natureza_da_ciencia.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.
Abstract: Analisamos os portfólios elaborados por uma licencianda durante sua participação em um curso de formação inicial de professores de química, cuja temática central era Natureza da Ciência (NC). Avaliamos o conhecimento sobre NC da licencianda a partir de suas reflexões sobre sua vivência em um estudo de caso envolvendo uma controvérsia sobre um fato histórico (julgamento da outorga do prêmio Nobel de Química de 1918 a Fritz Haber pela síntese da amônia em escala industrial). A análise aponta que o caso histórico contribuiu para a compreensão de características sobre ciência, e o portfólio permitiu uma avaliação contextualizada e detalhada desses conhecimentos.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9977
ISSN: 21746486
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista Enseñanza de las Ciencias estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista Enseñanza de las Ciencias <http://ensciencias.uab.es/index>. Acesso em: 04 ago. 2017.
Appears in Collections:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PortfóliosAvaliaçãoConhecimento.pdf93,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.