Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9963
Título: Os jornais católicos e suas representações : um estudo sobre gênero, divórcio, e família em Juiz de Fora/MG (1930-1945).
Autor(es): Costa, Mônica Euzébio da
Orientador(es): Queler, Jefferson José
Palavras-chave: Imprensa
Igreja católica
Data do documento: 2018
Membros da banca: Queler, Jefferson José
Reis, Mateus Fávaro
Silveira, Daniela Magalhães da
Referência: COSTA, Mônica Euzébio da. Os jornais católicos e suas representações : um estudo sobre gênero, divórcio, e família em Juiz de Fora/MG (1930-1945). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo pensar as representações acerca da dis-solução do matrimônio, de 1930 a 1945. Partindo das publicações dos jornais O Lar Católico e O Lampadario na cidade de Juiz de Fora, refletimos a respeito do divórcio e das representações forjadas para os gêneros. Além disso, tratamos de analisar de que maneira, em pleno regime republicano dito laico, a Igreja Católica se aproximou do poder temporal. Pesquisamos, então, como tal fato possibilitou que o pensamento católico, que distinguia, no núcleo familiar, o papel feminino do papel masculino, se difundisse no corpo social.
Resumo em outra língua: This study aims to investigate the representations concerning the dissolu-tion of marriage from 1930 to 1945. From the publications of the newspapers O LarCatólico and O Lampadario in the city of Juiz de Fora, we reflect on divorce and forged representations of genders. In addition, we attempt to analyze how the Catholic Church exercised temporal powerin the so-called secular republican re-gime. Therefore we explore how such event has enabled Catholic thought distin-guishing men and women’s roles in the family environment to disseminate within society.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9963
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/05/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_JornaisCatólicosRepresentações.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons