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dc.contributor.authorMenezes, Júlia Araújo-
dc.contributor.authorMendonça, Márlea Helena de-
dc.contributor.authorDutra, Xavier-
dc.contributor.authorFernandes, Maria da Consolação de Souza-
dc.contributor.authorPassos, Maria Cristina-
dc.date.accessioned2018-05-15T15:21:31Z-
dc.date.available2018-05-15T15:21:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMENEZES, J. A. et al. Critical and reflexive training of community health workers : a strategy for the active professional education in and for the Brazilian Unified Health System. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 12, p. 849-864, 2017. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/28611/22883>. Acesso em: 05 abr. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2238913X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9946-
dc.description.abstractRealizado como projeto de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE) e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRO-SAÚDE), o presente relato aborda a experiência de capacitação dos agentes comunitários de saúde sobre as práticas de aleitamento materno e a qualidade dos dados registrados no Sistema de Informação da Atenção Básica. A capacitação, realizada de março a junho/2013 por graduandos de Nutrição, Farmácia e Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, utilizou metodologia crítico- reflexiva, favorecendo a problematização do processo de trabalho na atenção básica e o entrelaçamento de saberes técnico-científicos e empíricos. A avaliação do conhecimento dos agentes comunitários de saúde foi obtida por formulário pré e pós-teste, contendo questões sobre a temática. A frequência do aleitamento materno exclusivo no Sistema de Informação da Atenção Básica apresentou uma queda, após a capacitação, de 81,4% para 74,77% de julho a setembro/2012 para esse mesmo período em 2013, evidenciando maior f idedignidade n o r egistro d os d ados, s upostamente superestimados. Este trabalho atendeu às demandas relacionadas ao contexto dos serviços de saúde do município e à necessidade de reorientação da formação profissional em saúde no e para o Sistema Único de Saúde, estimulando a interprofissionalidade e a efetivação da integração ensino-serviço- comunidade.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectCommunity health workerspt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectInservice trainingpt_BR
dc.subjectBreastfeedingpt_BR
dc.titleCritical and reflexive training of community health workers : a strategy for the active professional education in and for the Brazilian Unified Health System.pt_BR
dc.title.alternativeCapacitação crítica e reflexiva de agentes comunitários de saúde : estratégia para formação ativa de profissionais no e para o Sistema Único de Saúde.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.description.abstractenThe project was carried out as a project of a group of the Education by Work for Health Program (PET-SAÚDE) and the National Program for the Reorientation of Vocational Training in Health (PRO-SAÚDE). This report addresses the training experience of community health agents on breastfeeding practices and the quality of data recorded in the Basic Attention Information System. The training, conducted from March to June/2013 by students of Nutrition, Pharmacy and Medicine at the Universidade Federal de Ouro Preto (Federal University of Ouro Preto), used a critical-reflexive methodology, favoring the problematization of the work process in primary care and the interweaving of technical-scientific knowledge and empirical studies. The knowledge assessment of the community health agents was obtained through pre- and post-test forms containing questions on the subject. The frequency of exclusive breastfeeding in the Basic Attention Information System dropped from 81.04% to 74.77% from July to September/2012 for the same period in 2013, showing a greater reliability in the data record, supposedly overestimated. This work met the demands related to thelocal health services and the need of reorientation of professional training in health in and for the SUS, stimulating the interprofessional education and the effectiveness of the teachingservice- community integration.pt_BR
dc.identifier.uri2http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/28611/22883pt_BR
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