Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/991
Título: Influência da temperatura de austenitização sobre a cinética de formação da ferrita em um aço microligado com Nb.
Autor(es): Cota, André Barros
Lacerda, Cássio Antônio Mendes
Oliveira, Fernando Lucas Gonçalves e
Araújo, Fernando Gabriel da Silva
Palavras-chave: Transformações de fase
Cinética de transformação
Aço microligado ao Nb
Microestrutura austenítica
Phase transformation
Data do documento: 2002
Referência: COTA, A. B. et al. Influência da temperatura de austenitização sobre a cinética de formação da ferrita em um aço microligado com Nb. REM: Revista Escola de Minas, v. 55, n. 4, p. 273-277, out./dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672002000400008>. Acesso em: 05 jul. 2012.
Resumo: O efeito da temperatura de austenitização sobre a cinética de transformação da austenita em um aço microligado com Nb foi estudado em resfriamento contínuo através da análise térmica diferencial. Verifica-se uma forte dependência da temperatura de início de formação da ferrita alotriomórfica com a temperatura de austenitização devido ao seu efeito sobre o tamanho de grão austenítico. O aumento da temperatura de austenitização implica um aumento no tamanho de grão austenítico e uma diminuição na temperatura de início de transformação da austenita em ferrita. A presença de Nb em solução durante a transformação aumenta o tempo de transformação da austenita em ferrita alotriomórfica, reduz a taxa efetiva de transformação, levando à formação de bainita granular para temperatura de austenitização de 1100ºC e resfriamento no ar.
Resumo em outra língua: The effect of austenitization temperature on austenite transformation for a low-carbon steel and microalloyed with Nb was investigated under continuous cooling conditions by means of differential thermal analysis. The starting temperature for ferrite formation depends strongly on austenitization temperature due to its effect on the austenite grain size. Increase in austenitization temperature implies increase in austenite grain size and decrease in temperature starts ferrite formation. The presence of Nb in solution during the transformation increases the transformation time of austenite to ferrite and reduces its effective transformation rate, leading to the formation of granular bainite, at the austenitization temperature of 1100ºC and air cooling.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/991
ISSN: 03704467
Licença: A REM - Revista Escola de Minas - autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Licença concedida mediante preenchimento de formulário online em: 12 set. 2013.
Aparece nas coleções:DEFIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InfluênciaTemperaturaAustenitização.pdf122,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.