Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9855
Título: Por trás do nariz vermelho : breve história de um palhaço brasileiro.
Autor(es): Santos, Eduardo Dias dos
Orientador(es): Pinto, Davi de Oliveira
Palavras-chave: Palhaços
Máscaras
Riso
Circos
Artistas circenses
Data do documento: 2017
Membros da banca: Pinto, Davi de Oliveira
Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
Medeiros, Elen de
Bortolini, Neide das Graças de Souza
Maciel, Paulo Marcos Cardoso
Referência: SANTOS, Eduardo Dias dos. Por trás do nariz vermelho : breve história de um palhaço brasileiro. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: A partir da experiência de quase duas décadas atuando profissionalmente como palhaço Furreca busquei, na pesquisa de Mestrado, cujo resultado apresento nessa dissertação, a sistematização de conhecimentos construídos por mim sobre o palhaço em uma trajetória, ao longo da qual, me encontrei com diversos outros palhaços, com os quais muito aprendi. Refleti o pensamento de autores que se debruçaram sobre a arte do palhaço, sua história e conceito. Retomando brevemente a história do palhaço e alguns aspectos de sua significação social, fiz, em seguida, aproximações conceituais aos elementos que, a meu ver, constituem esse "ser" curioso e misterioso. A arte do palhaço, no circo tradicional, é generosamente passada de uma geração a outra, partindo desse princípio, entrevistei um dos grandes mestres da palhaçaria brasileira, Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha. Dessas conversas, retirei excertos que complementam as aproximações conceituais fechando um ciclo de saberes. A pesquisa se encerra dando ensejo a outros mergulhos futuros, mais amplos e profundos, no estudo do palhaço brasileiro.
Resumo em outra língua: From my experience of almost two decades working professionally as palhaço Furreca, I searched, in the Master's research, whose result I present in this dissertation, the systematization of knowledge built by me about the palhaço on a trajectory along which I met several other clowns, with which I learned a lot, and during which I read and reflected on authors who looked at the palhaço, its history and concept. Briefly reviewing the story of the palhaço and some aspects of his social significance, I then make conceptual approaches to elements that, in my view, constitute this "being" as curious as it is mysterious. Starting from the well-known maxim in the middle of the palhaçaria, which says "good palhaço is an old palhaço", I interviewed Teófanes Silveira, the clown called Biribinha, a master of palhaço art. From these conversations, I extracted excerpts that allowed me to continue my conceptual approaches to this "being" as funny as it is exciting, closing a cycle of knowledge that ends giving rise to other future dives, broader and deeper, in the study of the Brazilian palhaço.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9855
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 09/04/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PorTrásNariz.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.