Cartum como ferramenta de aporte ao resgate da história de geneticistas brasileiros.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O reconhecimento mundial que o Brasil alcançou no ramo da Genética deve-se aos pioneiros geneticistas que traçaram o rumo das pesquisas, construindo os novos caminhos nessa área do conhecimento, ainda incipiente no país. Baseados na carência de trabalhos que permitam esse resgate histórico, buscamos desenvolver um estudo que utilizasse a história das ciências como fator importante para o ensino e estímulo do conhecimento científico. E, partindo da pressuposição de que os atuais cursos de graduação e pós-graduação em Genética raramente apresentam esse panorama histórico tanto para pesquisadores quanto para a formação de professores, a sua transmissão é improvável no âmbito do ensino básico. Como resultado deste trabalho, construímos um livro contendo cartuns, que apresentará uma história dos principais geneticistas brasileiros e suas contribuições para o desenvolvimento da pesquisa em genética no Brasil. Esse livro, intitulado "Resgatando a história da genética no Brasil: o passado e a história de cientistas que mudaram o rumo das pesquisas científicas brasileiras", tem por finalidade compilar o conhecimento sobre essas personalidades e a sua importância para a ciência nacional, algo que vem sendo negligenciado na formação de novos pesquisadores. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, obtendo dados, por meio de artigos e trabalhos específicos, de geneticistas brasileiros, além de informações sobre geneticistas mundialmente importantes que proporcionaram a evolução das descobertas sobre a genética e a biologia molecular. Com o objetivo de proporcionar um trabalho mais criativo e elaborado, foram construídos cartuns para uma melhor apresentação dos geneticistas, pois, segundo a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, é importante que ocorra um diálogo entre o produto cultural midiático e a educação formal. Nesse sentido, é significativo o uso de recursos didáticos, como o cartum, que favoreçam a aproximação entre o cotidiano do aluno e a aplicação na escola. Assim, para a construção dos cartuns, foi utilizado o programa GIMP 2.8, que possui, entre outras ferramentas, a que possibilita fazer desenhos utilizando fotos como base. Esse material poderá auxiliar o desenvolvimento de uma cultura historiográfica nesse importante campo do saber.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Caricaturas e desenhos humorísticos, Geneticistas, Ciência - história, Genética - história
Citação
SANTOS, Cristiane Aparecida de Carvalho. Cartum como ferramenta de aporte ao resgate da história de geneticistas brasileiros. 2018. 111f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.