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Title: O perfil metafuncional do texto argumentativo no RPG de mesa.
Authors: Kogut, Luiz Guilherme
metadata.dc.contributor.advisor: Figueredo, Giacomo Patrocinio
Keywords: Linguística de corpus
Jogos de fantasia
Multilinguismo
Funcionalismo - linguística
Issue Date: 2017
metadata.dc.contributor.referee: Figueredo, Giacomo Patrocinio
Sant'Anna, Kelen Cristina
Rodrigues Júnior, Adail Sebastião
Citation: KOGUT, Luiz Guilherme. O perfil metafuncional do texto argumentativo no RPG de mesa. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana, 2017.
Abstract: Ancorado nos campos de estudo da Linguística Sistêmico Funcional (LSF), no estudo das descrições de registros textuais (MARTIN & ROSE, 2007), nos Estudos Multilíngues (MATTHIESSEN et al., 2008), no emergente campo de estudos do RPG (SCHMIT 2008), e com o suporte da Linguística de Corpus, a presente pesquisa tem como objetivo perfilar e modelar sistemicamente um tipo de texto pertencente à sobreposição dos processos sociossemióticos explorar:argumentar & expor:explicar, ou “texto argumentativo”, de acordo com suas definições de campo, sintonia e modo (HALLIDAY & MATTHIESSEN. 2014; MARTIN & ROSE 2007), inseridos no contexto de situação RPG de mesa. O jogo se configura como uma cocriação narrativa composta por interações que, em grande parte, são pautadas pelo embate argumentativo. Os estudos do RPG apontam para a necessidade de que o jogo seja estudado de acordo com sua potencialidade textual, principalmente seu potencial de desenvolvimento argumentativo (MARTINS 2007); já os estudos sobre argumentação apontam para a necessidade de que se desenvolvam ferramentas para o aprimoramento da capacidade argumentativa (KUHN & UDELL, 2003). Na intercessão destas demandas, encontramos a motivação para esta pesquisa: investigar a potencialidade do RPG como produção textual e ferramenta de aprimoramento da capacidade argumentativa dos participantes envolvidos no jogo. Para tanto, MATTHIESSE (2009) afirma que o desenvolvimento da capacidade linguística de um indivíduo passa pelo aprendizado dos potenciais de escolhas sistêmicas específicos dos diversos registros pertencentes à determinada língua. Dessa forma, constitui-se o objetivo deste trabalho por produzir uma descrição linguística do registro “texto argumentativo” inserido no RPG de mesa. Para cumprir o objetivo proposto, foi coletado um corpus inicial composto por gravação e transcrição de uma seção de RPG de mesa. A esta coleta, foram aplicados os critérios de campo, sintonia e modo (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014, MARTIN & ROSE, 2007) para a identificação do objeto da pesquisa, um texto explorar:argumentar & expor:explicar, texto argumentativo, gerando assim um corpus efetivo de análise. Este corpus foi perfilado sistemicamente com a ajuda da ferramenta de análise semiautomática UAM Corpus Tools © (O’Donnell, 2008) e posteriormente analisou-se as frequências de ocorrências das combinações de TRANSITIVIDADE, MODO e TEMA (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014; FIGUEREDO, 2011) e como a gramatica organiza o texto argumentativo no RPG. Os resultados da análise apontam que o texto é composto por uma ou mais ocorrências da unidade chamada fase argumentativa. Esta, por sua vez, é composta pelas ondas de informação de Início, Meio e Final. No Início temos a ocorrência de elementos de chamada de atenção e apresentação do fato/oferta. No Meio, encontramos três tipos de argumentos: promotor, refutante e contra-argumento, além do questionamento/refutação ao fato/oferta. O Final pode ser explicito, com oração ou elemento interpessoal de concordância ou implícito, quando não há mais acúmulo de significado argumentativo. Estes resultados atendem às necessidades dos estudos do RPG, ao demonstrar como o potencial textual do jogo pode ser explorado; às necessidades dos estudos sobre argumentação e da LSF no que diz respeito à descrição de registros, oferecendo um perfil do registro argumentativo para usos diversos.
metadata.dc.description.abstracten: The present dissertation aims at contributing to the Systemic Functional Description of Brazilian Portuguese (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014; FIGUEREDO, 2011), more specifically, to the description of register (MARTIN & ROSE, 2007). It also aims at contributing to the field of the Multilingual Studies (MATTHIESSEN et al., 2008; FIGUEREDO 2011) and to the growing field of RPG studies (SCHMIT, 2008). It presents a systemic functional description of a register localized on the intersection of the socio-semiotic processes exploring:arguing & expounding:explaining (argumentative text) according to its field, tenor and mode constitution (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014; MARTIN & ROSE, 2007) and placed on the context of situation of Tabletop Role Playing Game (or RPG). As a co-participatory narrative construction, the RPG stands as a macrotext built by a series of types of texts among which the argumentation takes an important part (FUJII, 2010). Nonetheless, previous research evidences significant weakness in de capacity of developing argumentation, mainly by children and adolescents (KUHN & UDELL, 2003). At the same time, previous research identifies that the studies of RPG lack in developing work regarding the textual potential of the game as a tool for pedagogical purposes. In the intersection of these demands, we can find the problem to be solve by the present research: how can systemic functional description of the register “argumentative text” help understand the constitution and functioning of the RPG, as well as it’s potentiality as a tool for de development of argumentative skills by the participants immersed in the game. In order to accomplish the objective of describing the argumentative text according to its grammatical constitution, a corpus of RPG sessions was collected and submitted to first analysis, using the concepts of FIELD, TENOR and MODE, so that argumentation could be evidenced. Then, the register was systemically profiled according to its TRANSITIVITY, MOOD AND THEME constitution (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014; FIGUEREDO, 2011). The frequency of occurrence of each function was analyzed in order to understand how grammar organizes and produces argumentative meaning in the register.
Description: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9825
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 05/04/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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