Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9823
Título: Do girassol às redes : cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de música.
Título(s) alternativo(s): Del girasol a las redes : la cibercultura como posible superación del aislamiento geográfico de docentes de música.
Autor(es): Borba, Marcelo Barros de
Louro, Ana Lúcia
Palavras-chave: Ensino superior
Educação musical
Docentes universitários
Instituições regionais
Data do documento: 2016
Referência: BORBA, M. B. de; LOURO, A. L. Do girassol às redes : cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de música. Revista NUPEM, v. v. 8, p. 227-246, 2016. Disponível em: <http://fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/view/697>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo: Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.
Resumo em outra língua: In this article were approached two research studies investigating higher education professors of musical instruments through interviews, using a Thematic Oral History methodology, in cities considered to be periferical. Both works present an excerpt from the professors’ narratives: the first towards a geographical isolation experienced by professors; an the second towards directions on overcoming such isolation through cyberculture elements. Intended to contribute to discussions on the music field in regional institutions. This discussion may, possibly, be expanded to other areas of knowledge, insofar as the professors also fell isolated themselves and are able to use cybercultural resources to seek to overcome such a situation.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9823
ISSN: 21767912
Licença: Os trabalhos publicados na Revista NUPEM estão sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista NUPEM <http://fecilcam.br/revista/index.php/nupem/index>. Acesso em: 06 mar. 2018.
Aparece nas coleções:DEMUS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GirassolRedesCibercultura.pdf562,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.