Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9817
Title: Apontamentos sobre axiologia, ideologia e a ética do empreendedorismo.
Authors: Boava, Diego Luiz Teixeira
Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
Keywords: Axiologia
Empreendedorismo
Ideologia
Issue Date: 2017
Citation: BOAVA, D. L. T.; BOAVA, F. M. F. M. Apontamentos sobre axiologia, ideologia e a ética do empreendedorismo. Pensamento & Realidade, v. 32, p. 93-109, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/32492>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Abstract: A percepção sobre o empreendedor que vem sendo disseminada é aquela que faz com que a sociedade o conceba como o ente capaz de gerar riquezas, empregos e diversos outros benefícios econômicos, mais propriamente um super-­herói ou motor da economia, construindo-­se, assim, uma ideologia do empreendedorismo associada ao modo de produção capitalista. Diante dessa contextualização, pretende-­se com este artigo evidenciar a real essência da ideologia do empreendedorismo, considerando a questão da axiologia do fenômeno, seu processo de valoração, através de aporte filosófico, apoiado na redução fenomenológica, colocando entre parênteses o conhecimento prévio sobre empreendedorismo. Busca-­se, dessa forma, um novo modo de acesso ao fenômeno, baseado em análise filosófica sobre a temática, a fim de contemplar possibilidades de compreensão da realidade e não somente sua explicação. Trata-­se de um texto reflexivo e crítico, que apresenta o tema de maneira a atingir a essência do fenômeno pesquisado, no que tange a sua axiologia e ideologia. Por fim, revela-­se que o empreendedorismo consiste em um tipo de atividade própria do homem, que vai além da visão tradicional, e que, associado ao capital, constitui-­se apenas uma modalidade, sendo que sua visão como valor consiste em indicativo de que a atividade possui uma ideologia que visa a emancipação do homem.
metadata.dc.description.abstracten: The society has disseminated a perception about the entrepreneur as an entity capable of generating wealth, jobs, and other economic benefits, a superhero or engine of the economy, thus, building an ideology of entrepreneurship associated with the capitalist mode of production. So, this article sought to highlight the real essence of the ideology of entrepreneurship, considering the question of the axiology of this phenomenon, its valuation process. This will be accomplished with a philosophical contribution from the phenomenological reduction, placing in brackets the pre-­given knowledge about entrepreneurship. A new way of access to the phenomenon is sought, by the means of a philosophical analysis on the subject in order to contemplate possibilities of understanding reality and, not only, its explanation. It is a reflexive and critical text that presents the theme in order to reach the essence of the phenomenon researched in terms of its axiology and ideology. Finally, it is revealed that entrepreneurship consists of a type of activity of the man, going beyond the traditional vision. Entrepreneurship associated with capital is only a type, and its vision as value consists of an indication that the activity has a good ideology when seeking the emancipation of man.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9817
metadata.dc.identifier.uri2: https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/32492/23640
ISSN: 22374418
Appears in Collections:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ApontamentosAxiologiaIdeologia.pdf863,03 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.