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Title: Modelagem matemática como um Ambiente Virtual de aprendizagem.
Authors: Freitas, Joelma de Fátima Rodrigues Batista
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
Keywords: Dimensões crítica e reflexiva
Estudo de caso
Issue Date: 2017
Citation: FREITAS, J. de F. R. B.; OREY, D. C.; ROSA, M. Modelagem matemática como um Ambiente Virtual de aprendizagem. Boletim LABEM, v. 8, p. 35-56, n. 2017. Disponível em: <http://www.labem.uff.br/novo/index.php/labem/article/view/101>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Abstract: O principal objetivo desse artigo é analisar as contribuições que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pode proporcionar para o desenvolvimento das dimensões crítica e reflexiva da Modelagem Matemática no processo de elaboração de modelos matemáticos. Esse estudo foi conduzido com 4 (quatro) alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, de uma universidade federal, do estado de Minas Gerais. Como fundamentação teórica foi utilizada as Dimensões Crítica e Reflexiva da Modelagem Matemática, bem como as etapas de seu desenvolvimento em sala de aula. Os procedimentos metodológicos estão relacionados com o Estudo de Caso, que possibilitou a elaboração de categorias que emergiram da fase analítica e interpretativa dessa pesquisa. Assim, a Educação Ambiental emergiu como uma categoria relacionada com os temas poluição da água e do ar. A interpretação dos resultados mostra que a proposição da modelagem matemática em um ambiente virtual de aprendizagem favoreceu o desenvolvimento da criticidade e da reflexão dos alunos por meio da elaboração de projetos de modelagem matemática para demonstrar a sua aplicabilidade no estudo de situações-problema enfrentadas no cotidiano, com a utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados no AVA. Através destes projetos, os participantes desse estudo problematizaram, contextualizaram e investigaram a problemática escolhida para elaborar questionamentos visando buscar, coletar, selecionar, organizar e manusear as informações para refletirem de uma maneira crítica sobre a sua utilização na resolução de problemas cotidianos.
metadata.dc.description.abstracten: The aim of this study was to analyze the contributions that the Virtual Learning Environment (VLE) may provide for the development of critical and reflective dimensions in the process of mathematical modeling. This study was conducted with four (4) students who are part of a mathematics teacher education program in a distance modality, at a Federal University, in the state of Minas Gerais. The theoretical basis for this study was related to the Critical and Reflective Dimensions of Mathematical Modeling as well as the development of its steps is classrooms. Methodological procedures are related to the Case Study, which enabled the elaboration of categories that emerged from the analytical and interpretative phases of this research. Thus, environmental education has emerged as a category related to the pollution of water and air themes. The interpretation of the results showed that proposition of mathematical modeling as used in a virtual learning environment that favored the development of criticality and reflection of students through the development of modeling projects demonstrated their applicability in problem situations in everyday life. Through these projects, the study participants problematized, contextualized and investigated the problem they chose as well as they prepared questions that aimed to seek, collect, select, organize and handle the information that allowed them to critically reflect in solving everyday problems.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9815
metadata.dc.identifier.uri2: http://www.labem.uff.br/novo/index.php/labem/article/view/101
ISSN: 23165383
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