Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9804
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Karina Ferreira da Silva-
dc.contributor.authorMaranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque-
dc.date.accessioned2018-04-03T16:33:35Z-
dc.date.available2018-04-03T16:33:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMATOS, K. F. da S.; MARANHÃO, C. M. S. de A. Formação crítica em administração : um estudo sobre a sala de aula como lócus para a formação crítica. Revista Eletrônica Multidisciplinar FACEAR, v. 2, p. 1, 2016. Disponível em: <http://www.revista.facear.edu.br/artigo/$/formacao-critica-em-administracao-um-estudo-sobre-a-sala-de-aula-como-locus-para-a-formacao-critica>. Acesso em: 02 fev. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn23162317-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9804-
dc.description.abstractAo analisarmos o atual cenário do mercado trabalho, notamos a existência da grande oferta de mão de obra, inclusive de profissionais que possuem nível superior. Os profissionais são cada vez mais exigidos e as empresas selecionam com mais rigor quem está apto a fazer parte de sua organização. Porém, nota-se que muitos profissionais são formados simplesmente de forma tecnicista, muitas vezes não tendo a oportunidade de desenvolver a autonomia de pensamento. Neste cenário a sala de aula tem um importante papel na formação dos profissionais, pois é em sala que o professor pode despertar nos alunos uma forma diferenciada de ver e analisar os conteúdos expostos. O presente trabalho tem como objetivo averiguar como a sala de aula pode ser um local de desenvolvimento do pensamento crítico sobre as organizações. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica Análise de Conteúdo, a fim de proporcionar a compreensão dos dados brutos através de categorias. O material utilizado foi coletado em sala de aula durante o semestre letivo. Após a análise dos conteúdos das respostas dos trabalhos notou-se um aumento de criticidade dos alunos, visto que pode-se perceber de forma mais constante e clara a sinceridade, autenticidade, respostas mais curtas e assertivas, capacidade de contextualização da questão tratada e respostas sem preocupação com o que a ―professora considera correto‖. Porém não podemos afirmar que se aumentou o pensamento crítico através das aulas, mas da dinâmica da relação aprendizagem percebeu-se um aumento na autonomia dos alunos ao elaborarem suas respostas discursivas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleFormação crítica em administração : um estudo sobre a sala de aula como lócus para a formação crítica.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.description.abstractenWhen analyzing the current market scenario work, we note the existence of the large supply of labor, including professionals who have higher level. Professionals are increasingly required and businesses select more precisely who is eligible to be part of your organization. However, it notes that many professionals are simply formed technicist manner, often not having the opportunity to develop the autonomy of thought. In this scenario the classroom plays an important role in the training of professionals, it is in the classroom that the teacher can awaken in students a different way to view and analyze the contents exposed. This study aims to investigate how the classroom can be a development of critical thinking about local organizations. For data analysis we used the content analysis technique in order to provide an understanding of the raw data by categories. The material was collected in the classroom during the semester. After analyzing the responses of work content noticed an increase of criticality of the students, as can be seen more constant and clear sincerity, authenticity, shorter answers and assertive, contextualization capacity of the treated question and answers without worrying about what the "teacher feels right." But we can not say that increased critical thinking through the lessons, but of the relationship dynamic learning noticed an increase in the autonomy of the students to develop their discursive answers.pt_BR
dc.identifier.uri2http://www.revista.facear.edu.br/artigo/$/formacao-critica-em-administracao-um-estudo-sobre-a-sala-de-aula-como-locus-para-a-formacao-criticapt_BR
Aparece nas coleções:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormaçãoCríticaAdministração.pdf
  Restricted Access
268,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.