Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9797
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Daniel Abud Seabra-
dc.contributor.authorNogueira, Maria Alice de Lima Gomes-
dc.contributor.authorResende, Tânia de Freitas-
dc.contributor.authorNogueira, Cláudio Marques Martins-
dc.contributor.authorAlves, Maria Teresa Gonzaga-
dc.date.accessioned2018-04-02T14:52:32Z-
dc.date.available2018-04-02T14:52:32Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMATOS, D. A. S. et al. Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental. Pró-Posições, v. 28, p. 33-54, n. 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159/15723>. Acesso em: 27 mar. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn19806248-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9797-
dc.description.abstractO objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectInfluência da famíliapt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectMétodos estatísticospt_BR
dc.titleImpactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.title.alternativeImpacts of family practices on proficiency in Portuguese and Mathematics at Elementary Schools.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseAll the contents of the journal Pro-Posições, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License wich permits copy and redistribute the material in any medium or format. Fonte: Pro-Posições <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-7307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 jan. 2018.pt_BR
dc.description.abstractenThe goal is to investigate the impact of family resources and practices on the school performance of students from elementary schools. We selected 299 students who participated in the GERES 2005. We used a questionnaire with 145 questions. We applied quantitative methods: structural equation modeling. Among the main results, we highlight: four factors - objectified cultural capital, informational capital, family writing practices, and parent-child interaction - were impacted by socioeconomic status; family writing practices were the variable with the biggest impact on Portuguese performance, and informational capital was the factor with the greatest impact on Mathematics; significant advantage of private schools on students’ proficiency; Mathematics was more directly related to school type.pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ImpactosPráticasFamiliares.pdf774,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.