Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9796
Título: O sujeito professor de inglês e suas representações sobre o aluno e escola.
Autor(es): Sól, Vanderlice dos Santos Andrade
Palavras-chave: Formação de professores
Educação continuada
Discurso
Data do documento: 2010
Referência: SÓL, V. dos S. A. O sujeito professor de inglês e suas representações sobre o aluno e escola. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 3, p. 121-132, n. 2010. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/viewFile/1139/948>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: Tendo como base a Teoria do Discurso e as contribuições da Psicanálise, o sujeito é visto em oposição ao sujeito cartesiano (existe quando pensa). Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento em andamento que investiga as tomadas de posição do professor. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que segue uma abordagem metodológica que privilegia diferentes possibilidades de interpretação do corpus, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de formação do corpus. Os participantes, neste estudo piloto, são 24 professores de inglês da rede pública de ensino da região Sudeste do Brasil. O foco do estudo está no fato de que esses professores são egressos de um curso de educação continuada para professores de inglês. Os resultados apontam que, ao tecer a rede de representações sobre as escolas onde atuam e os seus alunos, a maioria dos professores-enunciadores faz um desabafo de uma série de sintomas que impedem que eles desenvolvam um trabalho de qualidade. O dizer dos professores se apóia no binarismo: escola pública/escola particular e revela o desejo dos professores em ter um aluno ideal, que aprenderia se tivesse as qualidades desejadas.
Resumo em outra língua: Based on the Discourse Theory and Psychoanalysis contributions, the subject is beyond the Cartesian view (exists when thinks), that is, it is seen as composed by the unconscious. This is a qualitative study which aims at presenting part of a preliminary study for an underdevelopment doctoral which investigates teachers’ decision making in his/her pedagogic practice. Corpus collection is formed by questionnaires and interviews. The participants are 24 public school English teachers from Brazil southeast region. The focus of the study is the fact that these teachers participated in a continuing education project for English teachers. The results point out that the teachers’ representations show their images about the school and the students. The teachers show some symptoms that thwart the development of an effective teaching. Summing up, teachers discourse reveals the binaries public school/private school, also showing teachers desire to have an ideal student, who would learn if they have the desired qualities
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9796
ISSN: 21768625
Licença: Os trabalhos publicados na Caminhos em Linguística Aplicada estão sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Caminhos em Linguística Aplicada <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/index>. Acesso em: 28 mar. 2018.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SujeitoProfessorInglês.pdf233,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.