Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9792
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorNosella, Berilo Luigi Deiró-
dc.contributor.authorIssene, Letícia Gouvêa-
dc.date.accessioned2018-03-28T14:38:57Z-
dc.date.available2018-03-28T14:38:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNORSELLA, B. L. D.; ISSENE, L. G. Entre a Estética e o Político : caráter popular, “qualidade estética” e teatro brasileiro. Urdimento, v. 2, p. 296-314, 2016. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/7714>. Acesso em: 02 fev. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn14145731-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9792-
dc.description.abstractO presente artigo, a partir de questões e conceitos referentes a noção de “cultura nacional-popular” em Gramsci e da tentativa de apontar inícios de transposições e reflexões desta noção para o Brasil e sua produção cultural pré 1964, busca entender qual e como a noção de Popular (Cultura e Arte Popular) articulou formulações e reformulações no campo estético e da produção cultural na passagem da experiência do Teatro de Arena ao CPC da UNE. Neste sentido, na tentativa de concretizar amarras à tal noção num dado momento histórico de nossa produção cultural e teórica, também nos debruçamos sobre o ensaio Cultura Posta em Questão (1964), de Ferreira Gullar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectNacional-popularpt_BR
dc.subjectTeatro de arenapt_BR
dc.subjectOduvaldo Vianna Filhopt_BR
dc.titleEntre a Estética e o Político : caráter popular, “qualidade estética” e teatro brasileiro.pt_BR
dc.title.alternativeBetween the Aesthetics and the Political : popular character, “aesthetics quality” and Brazilian theater.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.description.abstractenThis article, based on questions and concepts regarding the notion of “national- popular culture” in Gramsci and on the attempt of pointing the beginning of transpositions and reflections of this notion for Brazil and its pre-cultural production before 1964, seeks to understand what and how popular (Popular Culture and Art) articulated formulations and reformulations in the aesthetic field and cultural production in the flow of experience from the Arena Theatre to CPC and UNE. In this sense, in an attempt to tie that notion to a given historical moment of our cultural and theoretical production, we also look at the essay “Cultura Posta em Questão” (1964) of Ferreira Gullar.pt_BR
dc.identifier.uri2http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/7714/6279pt_BR
Aparece nas coleções:DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstéticaPolíticoCarater.pdf
  Restricted Access
337,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.