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Título: A formação do professor de matemática para a educação inclusiva : um relato de experiência no curso de matemática de uma universidade federal brasileira.
Autor(es): Torisu, Edmilson Minoru
Silva, Marcilene Magalhães da
Data do documento: 2016
Referência: TORISU, E. M.; SILVA, M. M. da. A formação do professor de matemática para a educação inclusiva : um relato de experiência no curso de matemática de uma universidade federal brasileira. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 270-285, n. 2016. Disponível em: <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/viewFile/1217/pdf_202>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: O paradigma da inclusão vem se consolidando nos últimos anos como resultado de discussões ao redor do mundo, em um esforço conjunto para delineamento das bases fundantes da educação para todos. Esse paradigma instaura um novo modo de pensar a escola, compreendendo-a como um local que deve estar preparado para receber todos os alunos, sem exceção. Isso suscita discussões em torno da formação inicial e continuada de professores que, por estarem muitas vezes despreparados, se veem diante de situações com as quais não sabem lidar. Compreendemos que a formação inicial deve proporcionar as bases e as ferramentas para que os estudantes, futuros professores, desenvolvam ações inclusivas. Nesse sentido, esse texto apresenta algumas ações realizadas por docentes do curso de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil, visando à formação inclusiva de futuros professores de Matemática. Daremos destaque ao relato de uma experiência na disciplina Fundamentos de Educação Matemática, que possibilitou aos estudantes a tomada de consciência de desafios que podem surgir em sua profissão futura e que podem ser vencidos com atitudes voltadas a uma Educação Matemática Inclusiva.
Resumo em outra língua: The paradigm of inclusion has been consolidating in recent years as a result of discussions around the world in an effort to design the founding bases of education for all. This paradigm establishes a new way of thinking about school, understanding it as a place that must be prepared to receive all students without exception. This raises the issue of the initial and continuing education of teachers who often are not prepared to deal with some situations. We understand that the initial preparation should provide the bases and tools for students, future teachers, to develop inclusive actions. Thus, this paper presents some actions taken in a program for teachers of Mathematics of the Federal University of Ouro Preto, Brazil. The course aimed to provide a perspective of inclusive education to future teachers of mathematics. We will highlight an experience in the course, Foundations of Mathematics Education, which allowed students to be aware of challenges that may arise in their future profession and that can be overcome with attitudes toward am Inclusive Mathematics Education.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9783
Link para o artigo: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1217
ISSN: 22385800
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