O canto de Dionísio vem de longe ou Sobre como chegar ao Nascimento da Tragédia através de Schopenhauer e Wagner.

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Data
2017
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Resumo
O presente trabalho se propõe a elucidar aspectos da atmosfera alemã que circundavam, e que terminaram por se inserir na publicação d’O Nascimento da Tragédia. Dispõe-se a assim proceder no intuito de aclarar temas centrais à interpretação do primeiro livro nietzschiano, que aspira nortear o renascimento da nação alemã recém unificada na vitória de Bismarck. Diante dessa proposta a presente investigação percorre a trajetória wagneriana, abordando suas vinculações políticas bem como sua obra, com especial atenção a Tristão e Isolda; também com o mesmo fim investiga o pensamento schopenhauriano, dando atenção acentuada a sua concepção do caráter ideal e a priori de tempo, espaço e causalidade. Desse modo pretende lançar as bases para a interpretação do referido escrito de Nietzsche. Ao transcorrer esse percurso acima exposto, o presente estudo termina por elucidar a atmosfera romântica e schopenhauriana de Wagner, que exercera forte impacto no jovem filólogo; também ao trilhar tal senda a presente pesquisa acaba por encontrar profundos ecos budistas no mesmo escrito.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Romantismo, Budismo
Citação
SOUZA, Gabriel Saikoski de. O canto de Dionísio vem de longe. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.