Estudo da disponibilidade de água para abastecimento público em Itapagipe, MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a disponibilidade hídrica da bacia do Ribeirão Cachoeira de Cima a montante do ponto de captação da concessionária local, para o abastecimento público de água em Itapagipe (MG) e discutir fatores que interferem na disponibilidade de água para o abastecimento. Foram utilizados dados de vazão disponibilizados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), dados pluviométricos da Estação de Campina Verde disponibilizados pela Agência Nacional das Águas (ANA), dados dos relatórios do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), dados de vazão mínima média de sete dias (Q7,10) do exutório da bacia obtidos no Atlas Digital das Águas de Minas, dados populacionais extraídos do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, dados espaciais do projeto Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER) Global Digital Elevation Model (GDEM), e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e dados do satélite LANDSAT-8 disponibilizados pelo United States Geological Survey (USGS). Foi utilizado o software livre QuantumGIS (QGIS) versão 2.8.2 para processar as imagens e arquivos para gerar os mapas temáticos. Após análise dos dados e interpretação dos resultados, foi possível concluir que as perdas do sistema de abastecimento público são da ordem de 17% e, ainda, que a bacia do Ribeirão Cachoeira de Cima é pouco propensa a inundações em sua parte baixa em condições normais de precipitação, devido ao seu formato alongado, tipo de solo e declividade, que favorecem a infiltração da água e consequentemente a recarga do lençol freático e a perenização do Ribeirão ao longo do ano. Concluiu-se, ainda, que a quantidade de água outorgável disponível para abastecimento público atenderá a demanda da cidade durante o período projetado (2016 a 2088), sendo um fator importante para o crescimento econômico do município.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Engenharia hidráulica, Sistemas de informação geográfica, Hidrologia urbana, Bacias hidrográficas - Ribeirão Cachoeira de Cima - MG
Citação
SILVA, Anselmo Ferreira da. Estudo da disponibilidade de água para abastecimento público em Itapagipe, MG. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental) – Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2017.