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Title: Medida das desigualdades de aprendizado entre estudantes de ensino fundamental.
Authors: Soares, José Francisco
Delgado, Victor Maia Senna
Keywords: Siderurgia
Capital de giro
Crise econômica
Modelo de Fleuriet
Issue Date: 2016
Citation: SOARES, J. F.; DELGADO, V. M. S. Medida das desigualdades de aprendizado entre estudantes de ensino fundamental. Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, p. 754, 2016. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4101>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Abstract: Em 2008, eclodiu nos Estados Unidos da América a primeira grande crise deste século e a maior desde 1929, uma crise sistêmica e endêmica que rapidamente contaminou economias mundo a fora. No Brasil, um dos setores que mais sofreram com essa conjuntura adversa foi à siderurgia, o que gerou demissões em massa, altos níveis de estoques e adiamento de vultosos investimentos, sendo Minas Gerais, o maior produtor de aço bruto do país, cenário para esses resultados desastrosos. Esta pesquisa analisou o impacto dessa Crise Econômica Internacional nas siderúrgicas que possuem atividades operacionais em Minas Gerais e capital aberto na BM&FBovespa (CSN S.A., Gerdau S.A. e Usiminas S.A.), utilizando uma série temporal que compreende o período entre (2006-2013) e o Modelo Dinâmico de Fleuriet para detectar se ocorreram variações na gestão de capital de giro das empresas do ramo, levando em consideração os indicadores financeiros de curto prazo e as alterações na condução da política que envolve necessidade de capital de giro e capital circulante líquido. Os resultados da pesquisa indicam que as firmas siderúrgicas que compõem a amostra apresentaram alguma influência significativa em seu capital de giro no período compreendido pela crise financeira de 2008 com alternâncias entre os saldos da Necessidade de Capital de Giro e Capital Circulante Líquido. Os resultados sugerem também que as firmas analisadas adotaram posturas mais conservadoras no que concerne a situação financeira de curo prazo, passando a um modelo de gestão de recursos mais eficiente no período pós-crise, sendo a Usiminas a empresa com gestão de capital de giro mais sólida e homogênea, em comparação com a CSN e a Gerdau.
metadata.dc.description.abstracten: In 2008, erupted in the United States the first major crisis of this century and the largest since 1929, a systemic and endemic crisis that hit quickly economies around the world. In Brazil, one of the sectors hardest hit by this adverse situation was the steel industry, which led to massive layoffs, high inventory levels and postponement of major investments, and Minas Gerais, the largest crude steel producer in the country, setting for these disastrous results. This research analyzes the impact of the international economic crisis in steel mills that have operational activities in Minas Gerais and publicly traded on the BM&FBovespa (CSN SA, Gerdau SA and Usiminas SA) using a time series comprising the period (2006-2013) and the Fleuriet Dynamic Model to detect whether there were changes in the working of the branch companies capital management, taking into account the short-term financial indicators and changes in the conduct of policy involving the need for working capital and net working capital. The survey results indicate that steel firms in the sample had significant influence on its working capital in the period by the financial crisis of 2008 with alternations between the balances of the Working Capital Needs and Working Capital Net. The results also suggest that the analyzed firms have adopted more conservative positions concerning the financial situation of heal term, becoming more efficient resource management model in the post-crisis period, Usiminas is the company with working capital management more solid and homogeneous, compared with CSN and Gerdau.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9760
ISSN: 1984932x
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Estudos em Avaliação Educacional estão sob uma licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Estudos em Avaliação Educacional <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 nov. 2016.
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