Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9747
Título: Investigating the level of financial literacy of university students.
Título(s) alternativo(s): Investigando o nível de alfabetização financeira de estudantes universitários.
Autor(es): Felipe, Israel José dos Santos
Ceribeli, Harrison Bachion
Lana, Túlio Queiroz
Palavras-chave: Financial literacy
Mexican students
Financial education
Structural equation modeling
Data do documento: 2017
Referência: FELIPE, I. J. dos S.; CERIBELI, H. B.; LANA, T. Q. Investigating the level of financial literacy of university students. RACE - Revista De Administração, Contabilidade e Economia, V. 16, P. 845, 2017. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race/article/view/13458>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo: Considerando que a qualidade das decisões financeiras tomadas pelos indivíduos depende de seus conhecimentos, habilidades e atitudes financeiras, é possível afirmar que o bem-estar de uma população depende do quão financeiramente alfabetizada ela é. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi mensurar o grau de alfabetização financeira dos estudantes universitários do norte do México. O método de pesquisa utilizado foi a survey e os dados coletados foram analisados por meio da técnica de modelagem de equações estruturais. Como resultados, foi possível confirmar que as atitudes financeiras dos universitários do norte do México influenciam seu comportamento financeiro. Todavia, não se confirmou que o conhecimento financeiro desses estudantes impacta seu comportamento financeiro. Como não se encontrou uma forte relação entre os conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros dos indivíduos analisados, conclui-se que o nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários do norte do México é baixo. Isso implica na necessidade de investir em programas de alfabetização financeira para auxiliar essa população a melhor gerir seus recursos, o que certamente irá impactar em suas decisões de poupança e consumo, assim como em seu planejamento de aposentadoria.
Resumo em outra língua: Considering that the quality of financial decisions taken by individuals depends on their financial knowledge, abilities and attitudes, it is possible to state that the well-being of a population depends on how financially literate it is. In this context, the aim of this study was to measure the financial literacy level of university students in north of Mexico. The research method used was the survey and the data collected were analyzed using the structural equation modeling technique. As results, it was possible to confirm that financial attitudes of university students of north of Mexico influence their financial behavior. However, it was not confirmed that financial knowledge of these students impacts their financial behavior. As a high relationship between financial attitudes, financial behavior and financial knowledge of analyzed individuals was not found, it is concluded that the level of financial literacy of university students in the north of Mexico is low. It implies in the necessity to invest in financial literacy programs that could help this population to better manage their resources, what would certainly impact on its savings and consumption decisions, and retirement planning.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9747
ISSN: 21794936
Licença: Os trabalhos publicados na RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia estão sob a Licença Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na RACE. Fonte: RACE <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 04 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InvestigationLevelFinancial.pdf375,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.