Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFelipe, Israel José dos Santos-
dc.contributor.authorCeribeli, Harrison Bachion-
dc.contributor.authorBrandão, Rafaela Maciel-
dc.date.accessioned2018-03-26T14:22:53Z-
dc.date.available2018-03-26T14:22:53Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFELIPE, I. J. dos S.; CERIBELI, H. B.; BRANDÃO, R. M. Antecedentes da compra compulsiva dos universitários em Mariana (MG). Revista Ciências Administrativas, v. 23, p. 322-335, 2017. Disponível em: <http://periodicos.unifor.br/rca/article/view/4806>. Acesso em: 02 fev. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn23180722-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9744-
dc.description.abstractNo Brasil, o número de famílias endividadas aumentou substancialmente nos últimos anos. Isso pode ser explicado, dentre outros fatores, pelo aumento do comportamento de compra compulsiva na sociedade atual. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar os antecedentes do comportamento compulsivo de compra de jovens universitários de uma Instituição Federal de Ensino localizada em Mariana (MG). Dentre os vários fatores que levam os indivíduos a comprarem compulsivamente, foram utilizados três como base para este estudo: busca por poder e prestígio, ansiedade e desconfiança. Como método de coleta de dados, realizou-se um levantamento de campo. Para análise de dados, optou-se pela modelagem de equações estruturais, por meio da aplicação de duas abordagens: análise fatorial confirmatória e análise de caminhos. A partir do referencial teórico construído e da análise dos resultados obtidos, foi possível confirmar a ansiedade e a desconfiança como antecedentes do comportamento de compra compulsivo entre os jovens universitários; o primeiro exercendo influência positiva, e o segundo, negativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor universitáriopt_BR
dc.subjectConsumo compulsivopt_BR
dc.subjectCompra compulsivapt_BR
dc.titleAntecedentes da compra compulsiva dos universitários em Mariana (MG).pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseA Revista Ciências Administrativas permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o armazenamento da versão pós-print. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/197>. Acesso em: 19 jan. 2017.pt_BR
dc.description.abstractenIn Brazil, the number of indebted households has increased substantially in recent years, which may be explained, among other factors, by the increase in compulsive buying behavior in society today.In this context, the objective of this research was to analyze the antecedents of compulsive buying behavior of university students of an Education Federal Institution located in Mariana (MG).Among the various factors that lead individuals to buy compulsively, we use three as the basis for this study: search for power and prestige, anxiety and mistrust.As data collection method, we chose to conduct a field survey. For data analysis, we opted for Structural Equation Modeling, through the application of two approaches: Confirmatory Factor Analysis and Path Analysis.From the theoretical framework and analysis of the results, it was possible to confirm the anxiety and distrust as antecedents of compulsive buying behavior among university students, the first exerting positive influence and the second negative.pt_BR
Appears in Collections:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_AntecedentesCompraCompulsiva.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.