Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9743
Título: Vetores motivacionais da geração y no trabalho.
Autor(es): Ceribeli, Harrison Bachion
Maciel, Gustavo Nunes
Palavras-chave: Geração Y
Grupos geracionais
Vetores motivacionais
Genos de avaliação da motivação dos funcionários
Data do documento: 2017
Referência: CERIBELI, B.; MACIEL, G. N. Vetores motivacionais da geração y no trabalho. Revista Da Universidade Vale Do Rio Verde, v.15, p. 206-222, 2017. Disponível em: <http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3887>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo: Diante da importância de se compreenderem as diferentes gerações que coexistem na atualidade no mercado de trabalho e da escassez de estudos focados na Geração Y, definiu-se como objetivo da presente investigação mapear os vetores motivacionais dos profissionais pertencentes à Geração Y. Para tal, realizou-se um levantamento de campo, utilizando um questionário autoadministrado construído com base no modelo de avaliação de fatores motivacionais dos indivíduos no ambiente de trabalho denominado GEMA (Genos Employee Motivation Assessment). Entre os principais resultados, constatou-se que os profissionais da Geração Y sentem-se motivados quando têm possibilidade de executar o trabalho em equipe, com autonomia, usando a tecnologia como aliada, desempenhando tarefas desafiadoras e que exercitam seu potencial criativo, com clareza quanto a seus papeis. Ademais, constatou-se que estes profissionais esperam ser reconhecidos e recompensados por seu trabalho, e contribuir de alguma forma com a sociedade. Por outro lado, identificou-se que essa geração sente-se desconfortável ao ser exposta à maior pressão no ambiente laboral e a um clima de competição sobrepujando a colaboração, assim como perante sistemas altamente burocráticos e hierarquizados.
Resumo em outra língua: Given the importance of understanding the different generations that currently coexist in the labor market and the lack of studies focused on Generation Y, it was defined as the objective of this research to map the motivational vectors of professionals belonging to Generation Y. To do this, a survey was conducted using a self-administered questionnaire built based on the model of evaluation of motivational factors of individuals in the work environment called GEMA (Genos Employee Motivation Assessment). Among the main results, it was found that Generation Y professionals feel motivated when they have the possibility to execute teamwork, with autonomy, using technology as an ally, performing challenging tasks and exercising their creative potential, with clarity about of their roles. In addition, it was found that these professionals expect to be recognized and rewarded for their work, and contribute in some way to society. On the other hand, it has been identified that this generation feels uncomfortable when exposed to the greater pressure in the work environment and to a climate of competition surpassing the collaboration, as well as to highly bureaucratic and hierarchical systems.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9743
ISSN: 22365362
Licença: A Revista da Universidade Vale do Rio Verde permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim. <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1208>. Acesso em: 08 ago 2017.
Aparece nas coleções:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_VetoresMotivacionaisGeração.pdf328,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.