Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9742
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorCeribeli, Harrison Bachion-
dc.contributor.authorPiovezana, Gláucia Vieira-
dc.contributor.authorRocha, Guilherme Barcellos de Souza-
dc.date.accessioned2018-03-26T13:49:51Z-
dc.date.available2018-03-26T13:49:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCERIBELI, H. B.; PIOVEZANA, G. V.; ROCHA, G. B. de S. Uma proposta de segmentação dos consumidores no setor de vinhos. Tekhne e Logos, v. 8, p. 38-52, 2017. Disponível em: <http://www.fatecbt.edu.br/seer/index.php/tl/article/view/492>. Acesso em: 02 fev. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn21764808-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9742-
dc.description.abstractO mercado de vinhos apresenta perspectiva de crescimento no Brasil para os próximos anos. Contudo, são poucas as pesquisas acadêmicas publicadas no país que abordam a segmentação dos consumidores deste setor. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar diferentes segmentos de consumidores no mercado de vinhos com base no comportamento apresentado durante o processo de decisão de compra. Como método de pesquisa, realizou-se um levantamento de campo. A amostra do estudo foi composta por 370 habitantes das cidades de Mariana e Ouro Preto, ambas localizadas no Estado de Minas Gerais. Para análise dos dados, efetuou-se uma Análise de Clusters, a partir da qual foram identificados dois segmentos de consumidores: os eventuais e os apaixonados por vinho. Os consumidores eventuais compram por impulso e tem o preço como principal critério de escolha. Já os consumidores apaixonados por vinhos compram de forma planejada e frequente, considerando vários critérios em sua escolha, pois se tornou um hábito o consumo desse produto. Para estudos futuros, sugere-se que a metodologia de pesquisa utilizada seja aplicada em amostras de outras regiões do país. Adicionalmente, sugere-se que sejam utilizadas também outras bases de segmentação para avançar na identificação dos diferentes grupos de consumidores de vinhos no Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEstratificação do mercadopt_BR
dc.subjectProcesso de decisão de comprapt_BR
dc.subjectSegmentação de mercadopt_BR
dc.subjectSetor vitivinícolapt_BR
dc.titleUma proposta de segmentação dos consumidores no setor de vinhos.pt_BR
dc.title.alternativeA consumer segmentation proposal in the wine sector.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseA revista Tekhne permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico  em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário no dia de 31 mar. de 2015.pt_BR
dc.description.abstractenThe wine market presents growth prospects in Brazil for the coming years. Despite this, there is few published academic research in the country that explores consumer segmentation in this sector. In this context, this study aimed to identify different consumer segments in the wine market based on the behavior presented during the purchase decision process. To reach this objective, a survey was conducted using a sample consisted of 370 inhabitants of the cities of Mariana and Ouro Preto, both located in Minas Gerais state, Brazil. To analyze the collected data, a Clusters Analysis was carried out, through which it was possible to identify two segments of consumers: the occasional one and the enthusiastic one. Occasional consumers buy on impulse and have the price as the main criterion of choice. On the other hand, enthusiastic consumers buy frequently and in a planned way, considering several criteria in their choice, because wine consumption has become a habit. For future studies, it is suggested that the used research methodology is applied to samples from other regions of the country. In addition, it is suggested that other segmentation bases are used to contribute to the identification of different groups of wine consumers in Brazil.pt_BR
Aparece nas coleções:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PropostaSegmentaçãoConsumidores.pdf225,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.