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dc.contributor.authorCeribeli, Harrison Bachion-
dc.contributor.authorMaciel, Gustavo Nunes-
dc.contributor.authorGuilarducci, Camila Alves-
dc.date.accessioned2018-03-26T13:38:43Z-
dc.date.available2018-03-26T13:38:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn21798834-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9736-
dc.description.abstractUma grande parcela das organizações contemporâneas está inserida em um ambiente altamente competitivo e dinâmico, trazendo aos gestores o desafio de repensarem estratégias organizacionais e modelos gerenciais. Neste contexto, a gestão por competências surge como um promissor modelo capaz de atrelar os processos de gestão de pessoas à estratégia do negócio. Por isso, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os modelos de gestão por competências implantados por organizações de grande porte no Brasil. Foram realizados três estudos de casos, abrangendo os setores de bebidas, químico e siderúrgico, e, em seguida, conduziu-se uma análise comparativa. A partir dos resultados obtidos, constatou-se a importância de alinhar valores e estratégias organizacionais ao modelo de competências definido; utilizar o feedback como ferramenta de desenvolvimento humano; e implantar uma estrutura de carreira em Y e horizontalizada. As contribuições da presente pesquisa são percebidas em dois distintos ambientes. Primeiramente, em âmbito empresarial, tem-se o potencial de contribuir no intuito de reduzir as dificuldades experimentadas por diversas organizações ao tentarem implantar um modelo de gestão por competências, que muitas vezes utilizam práticas que não condizem com tal sistema e mantêm processos de gestão de pessoas não alinhados à estratégia do negócio. Adicionalmente, no que se refere à ciência administrativa, a realização deste estudo contribui para mitigar a lacuna teórica em torno do tema investigado.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.publisherCERIBELI, H. B.; MACIEL, G. N.; GUILARDUCCI, C. A. Competency management in Brazil : a multi-case study. REUNA, v. 22, p. 20-39, 2017. Disponível em: <http://revistas.una.br/index.php/reuna/article/view/941>. Acesso em: 02 fev. 2018.pt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectCompetency modelpt_BR
dc.subjectCritical human skillspt_BR
dc.subjectStrategic human resources managementpt_BR
dc.titleCompetency management in Brazil : a multi-case study.pt_BR
dc.title.alternativeGestão por competências no Brasil : um estudo multicasos.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados pela revista REUNA estão licenciados sob uma licença Creative Commons Attribution 3.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: Revista Reuna <http://revistas.una.br/index.php/reuna/index>. Acesso em: 08 fev. 2018.pt_BR
dc.description.abstractenA large part of the contemporary organizations is inserted in a highly competitive and dynamic environment, bringing to the managers the challenge of rethinking organizational strategies and management models. In this context, competency management emerges as a promising model capable of linking people management processes to business strategy. Therefore, the present research had as objective to analyze the models of competency management implemented by large organizations in Brazil. Three case studies were carried out, comprising beverage, chemical and steel industries, and then a comparative analysis was performed. From the obtained results, it was verified the importance of aligning values and organizational strategies to the defined competency model; use feedback as a human development tool; and implement a horizontal and in Y career structure. The contributions of the present research are perceived in two different environments. Firstly, in the business sphere, it has the potential to contribute in order to reduce the difficulties experienced by various organizations when trying to adopt competency management, which often use practices that do not fit with this system and maintain human resources management processes not aligned with the business strategy. Additionally, regarding the administrative science, the accomplishment of this study contributes to mitigate the theoretical gap around the researched topic.pt_BR
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