Competency management in Brazil : a multi-case study.
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Data
2017
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CERIBELI, H. B.; MACIEL, G. N.; GUILARDUCCI, C. A. Competency management in Brazil : a multi-case study. REUNA, v. 22, p. 20-39, 2017. Disponível em: <http://revistas.una.br/index.php/reuna/article/view/941>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo
Uma grande parcela das organizações contemporâneas está inserida em um
ambiente altamente competitivo e dinâmico, trazendo aos gestores o desafio de
repensarem estratégias organizacionais e modelos gerenciais. Neste contexto, a
gestão por competências surge como um promissor modelo capaz de atrelar os
processos de gestão de pessoas à estratégia do negócio. Por isso, a presente
pesquisa teve como objetivo analisar os modelos de gestão por competências
implantados por organizações de grande porte no Brasil. Foram realizados três
estudos de casos, abrangendo os setores de bebidas, químico e siderúrgico, e, em
seguida, conduziu-se uma análise comparativa. A partir dos resultados obtidos,
constatou-se a importância de alinhar valores e estratégias organizacionais ao modelo
de competências definido; utilizar o feedback como ferramenta de desenvolvimento
humano; e implantar uma estrutura de carreira em Y e horizontalizada. As
contribuições da presente pesquisa são percebidas em dois distintos ambientes.
Primeiramente, em âmbito empresarial, tem-se o potencial de contribuir no intuito de
reduzir as dificuldades experimentadas por diversas organizações ao tentarem
implantar um modelo de gestão por competências, que muitas vezes utilizam práticas
que não condizem com tal sistema e mantêm processos de gestão de pessoas não
alinhados à estratégia do negócio. Adicionalmente, no que se refere à ciência
administrativa, a realização deste estudo contribui para mitigar a lacuna teórica em
torno do tema investigado.
Descrição
Palavras-chave
Competency model, Critical human skills, Strategic human resources management