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dc.contributor.authorLima, Manolita Correia-
dc.contributor.authorMaranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque-
dc.date.accessioned2018-03-23T13:23:58Z-
dc.date.available2018-03-23T13:23:58Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLIMA, M. C.; MARANHÃO, C. M. S. de A. Políticas curriculares da internacionalização do ensino superior: multiculturalismo ou semiformação?. Ensaio, v. 19, p. 575-598, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362011000400007&script=sci_abstract>. Acesso em: 02 fev. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn0104-4036-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9724-
dc.description.abstractUma das premissas básicas presentes nos discursos de apoio à internacionalização do ensino superior é a sua capacidade de promover o multiculturalismo, desencadeando a construção de curricula mais críticos e reflexivos. Esses novos arranjos curriculares transformariam as escolas no epicentro das transformações sociais, em busca de condições de vida mais igualitária para todos. No entanto, ao invés da promoção da diversidade cultural, tem-se a defesa de uma forma particular de cultura, que busca sua legitimação através da padronização dos curricula, dos programas de curso, dos idiomas e das experiências culturais. Esse quadro marcoestrutural da educação precisa ser intensamente discutido nas instituições de ensino superior. Com base numa leitura crítica de relatórios e artigos em defesa do sistema de internacionalização em curso, procurou-se revelar os interesses privados envolvidos, buscando argumentar a importância das funções política e crítica da educação superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectInternacionalização do ensino superiorpt_BR
dc.subjectSemiformaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas para o ensino superiorpt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.titlePolíticas curriculares da internacionalização do ensino superior : multiculturalismo ou semiformação?pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseTodo o conteúdo do periódico Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Ensaio <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-4036&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 nov. 2016.pt_BR
dc.description.abstractenOne of the basic discourse premises in support of the internationalization of higher education is its ability to promote multiculturalism, helping the construction of more reflexive and critical curricula. These new curricula arrangements would transform schools in the epicentre of social transformations, seeking more egalitarian living conditions for all. However, instead of promoting cultural diversity, the internalization of higher education seems to spread a particular form of culture that seeks its legitimacy through the standardization of curricula, syllabi, language structure and cultural experiences. This macro structural education framework needs to be intensely discussed in higher education institutions. Based on a critical reflection of official reports and articles in defense of higher education internalization, we tried to reveal the private interests involved, in the hope of arguing for the importance of the political and critical objectives of higher education.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S0104-40362011000400007-
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