Internacionalização do ensino superior : um estudo sobre barreiras e possibilidades.

Resumo
A importância da internacionalização do ensino superior é uma questão já estabelecida na sociedade globalizada. Tratados entre países, acordos econômicos internacionais e queda das barreiras culturais são algumas das expressões do forte impacto da educação como uma esfera da formação multicêntrica. No Brasil, várias instituições de ensino adotaram como alternativa de formação a internacionalização de seus estudantes. No entanto, conquanto a importância estabelecida e todos os esforços realizados com relação à internacionalização do ensino superior, o que se percebe, no dia a dia de muitas escolas, é o baixo grau de conhecimento efetivo dos discentes no tocante às possibilidades de mobilidade internacional. Frente a essa situação e buscando encontrar opções para a superação desse problema, propôs-se este estudo sobre a familiaridade dos alunos de graduação de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), do curso de Administração, quanto à temática da internacionalização do ensino superior. Os dados coletados apontam para a confirmação da hipótese inicial, qual seja, a de que há uma grande disseminação do tema da internacionalização do ensino superior, mas a compreensão de sua efetividade é muito mais complexa do que realmente se apresenta.
Descrição
Palavras-chave
Mobilidade acadêmica internacional, Ensino superior, Internacionalização
Citação
MARANHÃO, C. M. S. de A.; DUTRA, I. I. C.; MARANHÃO, R. K. de A. Internacionalização do ensino superior: um estudo sobre barreiras e possibilidades. Administração: Ensino e Pesquisa v. 18, p. 3, 2017. Disponível em: <https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/458>. Acesso em: 02 fev. 2018.