Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9716
Título: | A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora. |
Autor(es): | Gouveia, Pedro Nunes Santos, Flávia Carolini Pereira dos |
Palavras-chave: | Semiformação |
Data do documento: | 2016 |
Referência: | GOUVEIA, P. N.; SANTOS, F. C. P. dos. A ideologia na educação e didática brasileira: uma pedra no caminho para uma práxis libertadora. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais, v. 3, p. 3-17, 2016. Disponível em: <https://anaiscbeo.emnuvens.com.br/cbeo/article/view/132>. Acesso em: 02 fev. 2018. |
Resumo: | A linguagem do conhecimento foi alterada para aquela que mais se aproximou dos interesses do capital privado, prejudicando o fomento da crítica e do pensamento heterodoxo nas metodologias pedagógicas, substituindo-as pelo simples racionalismo positivista - entusiasta aos burgueses - ao sacralizar a industrialização e o progresso capitalista pela técnica e pela ciência. Não somente a educação, mas gradativamente, grande parte do processo formativo no Brasil, têm sido vítimas de ameaças de diversas políticas e planos que potencializam a massificação cultural e extinguem as possibilidades de uma percepção mais crítica da sociedade. A partir dessa premissa, o presente artigo esforça-se em analisar e dissertar sobre os interesses e impactos de tais políticas, colocando sobre análise os malefícios das mesmas na formação da consciência humana e transmissão do conhecimento, principalmente no processo de objetivação quantitativa e privatização do sistema educacional público brasileiro. As reformas neoliberais não foram suficientes para promover a mudança que a educação necessitava, mas contribuíram para uma forma ideológica de ensino que resultou no principal desafio para as universidades do século XXI: como frear a invasão negativa das políticas econômicas nas instituições de ensino? |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9716 |
ISSN: | 2447-4851 |
Licença: | Disponível sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais <http://www.ec.ubi.pt/ec/ethicalpolicy.html>. Acesso em: 02 fev. 2017. |
Aparece nas coleções: | DECAD- Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_IdeologiaEducaçãoDidática.pdf | 482,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.