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Título: O conceito de diagrama em Peirce : uma leitura semiótica para além da gramática especulativa.
Autor(es): Franco, Juliana Rocha
Borges, Priscila Monteiro
Palavras-chave: Diagrama
Processo inferencial
Classes de signo
Data do documento: 2017
Referência: FRANCO, J. R.; BORGES, P. M. O conceito de diagrama em Peirce: uma leitura semiótica para além da gramática especulativa. Cognitio-Estudos, v. 14, p. 45-54, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio/article/view/32645>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo: A proposta do presente artigo é explorar o conceito de diagrama e de raciocínio diagramático envolvendo a semiótica em seus três ramos e não somente na gramática especulativa. Deteremo-nos na apreensão do movimento do raciocínio que diagramaticamente se inicia na gramática especulativa, atravessa a lógica crítica e se consolida na metodêutica. Buscaremos aplicar a lógica tricotômica de Peirce para relacionar os modos de raciocínio com os diagramas. Dessa forma, considerando uma possível relação entre o hipoícone e as três classes de signos icônicos nas dez classes de signos e os modos de inferência, sugerimos três subclasses de diagramas que, em termos inferenciais, podem oferecer um sistema de gradação que apresentaria graus de precisão do raciocínio ou capacidade probatória. A proposta é um afastamento da categorização como uma taxonomia para tentar compreender como as classes podem ser utilizadas no processo inferencial.
Resumo em outra língua: The aim of this paper is to explore the concept of diagram and diagrammatic reasoning in an extended way, involving the three branches of semiotics, and not only speculative grammar. We will focus on the apprehension of the diagrammatic reasoning movement that begins in the speculative grammar, goes through the critic logic and consolidates in methodeutics. We will try to apply Peirce's trichotomic logic to relate the modes of reasoning to the diagrams. Thus, considering a possible relationship between the hypoicons and the three classes of iconic signs in the ten sign classes and the modes of inference, we suggest three subclasses of diagrams that, in inferential terms, can offer a gradation system that would present degrees of accuracy or probative capacity in reasoning. The proposal is a departure from categorization as a taxonomy to try to understand how classes can be used in the inferential process.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9713
Link para o artigo: https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio/article/view/32645
DOI: https://doi.org/10.23925/1809-8428.2017v14i1p45-54
ISSN: 2316-5278
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