Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9676
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorMendes, Cláudio Lúciopt_BR
dc.contributor.authorEvangelista, Rui Mauricio Fonseca-
dc.date.accessioned2018-03-20T15:18:34Z-
dc.date.available2018-03-20T15:18:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Rui Mauricio Fonseca. As políticas de tecnologias móveis na educação: técnicas de governamento dos outros e de si. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9676-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractOs dispositivos móveis estão presentes nas mais diversas atividades cotidianas, profissionais e de lazer. Diante desse e de outros fatores, muitos autores consideram que a denominação da atual fase pode variar entre cibercultura, sociedade em rede ou período técnico científico informacional. Independente da escolha, o crescente acesso a aparelhos como smartphones e tablets tem modificado a conduta com os outros e consigo. As consequências dessa mudança de comportamento afetam alunos e professores nas escolas e fora delas. Esta dissertação analisa os objetivos, a questão da formação dos professores e as fontes de financiamento em documentos do Governo Federal, a partir de 2008 até 2015 e nas recomendações oferecidas pela UNESCO, de 2012 a 2014 sobre aprendizagem móvel. Para a tarefa teórica e metodológica, foi utilizado o conceito de governamentalidade de Foucault e dos ciclos de políticas proposto por Stephen Ball. Os estudos sobre neoliberalismo de ambos contribuíram para a presente pesquisa e a organização foi inspirada na análise de conteúdo proposta por Bardin. O programa brasileiro teve inspiração em um programa internacional denominado OLPC que visava a distribuir aparelhos, para alunos da educação básica, semelhantes a pequenos computadores por um custo de 100 dólares. As possibilidades oferecidas por tais aparelhos exigiram todo um esforço por parte dos mais diversos ministérios e órgãos federais (Educação, Comunicação, BNDES), governos estaduais e suas secretarias e também dos governos municipais e secretarias de educação, Universidades, Institutos de Ensino Superior, escolas estaduais e municipais entre outras instituições privadas e do terceiro setor. Os recursos para a manutenção dos programas não são garantidos. A proposta envolve uma reformulação na conduta do professor, dos alunos, dos gestores e do próprio Estado. Os investimentos em equipamentos podem ser minoritários frente às necessidades de investimentos em recursos humanos e infraestrutura. Em trabalhos da UNESCO, considerando a evolução dos celulares, já se observa a estratégia na qual os alunos e professores seriam responsáveis pela aquisição e manutenção dos seus próprios equipamentos, além disso, nota-se a possibilidade de expansão de mercados no setor educacional não só com equipamentos, mas também com conteúdos e cursos de capacitação. Alinhado com o discurso neoliberal, em muitos casos as tecnologias móveis são apontadas como solução para suprir a insuficiência de investimentos na escola e na formação dos professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectTecnologia móvelpt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleAs políticas de tecnologias móveis na educação : técnicas de governamento dos outros e de si.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 21/02/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.refereeMendes, Cláudio Lúciopt_BR
dc.contributor.refereeOliveira, Breynner Ricardo dept_BR
dc.contributor.refereeFerrari, Fernanda Barbosapt_BR
dc.description.abstractenMobile devices are present in various activities, both professional and leisure. Faced with this and other factors, many authors consider that the denomination of the current phase can vary between cyberculture, network society or technical scientific informational period. Regardless of the choice, increasing access to devices like smartphones and tablets has modified self-conduct and the conduct with others. As consequences, this behavior changes affect students and teachers in and out of schools. This dissertation analyzes the objectives, the question of teacher formation and the sources of the document financing for the implementation of PROUCA in Brazil in 2010, and the recommendations on mobile learning offered by UNESCO from 2012 to 2014 about m-learning. For the theoretical and methodological task, the concept of governmentality of Foucault and of policy cycles proposed by Stephen Ball was used. The studies on neoliberalism of both authors contributed to the present research and the organization of the study was inspired by the content analysis proposed by Bardin. The Brazilian program was inspired by an international program called OLPC that targeted the distribution of computers for basic education students such as small computers at a cost of US$ 100. The possibilities offered by such devices required a great effort on the part of the most diverse ministries and federal agencies, the state governments and their secretariats, the municipal governments and secretaries of education, universities, institutes of higher education, state and municipal schools among other private institutions and the third sector. The resources for the maintenance of the programs are not guaranteed. A proposal involves a reformulation in the conduct of teachers, students, managers and the State itself. Investments in equipment may be minority in face of the needs of investments in human resources and infrastructure. In UNESCO’s works, considering the evolution of cell phones, a strategy is already observed in which students and teachers would be responsible for acquiring and maintaining their own equipment, in addition, there is a possibility of expansion of markets in the educational sector not only with equipment, but also with content and training courses. In line with the neoliberal discourse, in many cases the mobile technologies are addressed as a solution to a lack of investment in school and teacher formation.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_PolíticasTecnologiasMóveis.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons