Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9670
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorPeretta, Éden Silvapt_BR
dc.contributor.authorPortela, Roberta Aparecida de Godoy-
dc.date.accessioned2018-03-19T17:44:30Z-
dc.date.available2018-03-19T17:44:30Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPORTELA, Roberta Aparecida de Godoy. Corpo e literatura: as dramaturgias do corpo em um encontro com a obra de Italo Calvino. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9670-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é fruto do diálogo entre a literatura e a dramaturgia corporal, colocadas em prática em oficinas com atores convidados. Nesta dissertação a dramaturgia do corpo, que na contemporaneidade compõe as vertentes de criação em processo, foi alimentada poeticamente pela obra ensaística Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas, de Italo Calvino. Para o autor os valores relacionados à leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência seriam fundamentais para a literatura. Em diálogo com os referidos temas procuramos de forma empírica experienciar, entre gestos, movimentos e corporalidades, impulsos provenientes deste discurso literário, procurando traçar um limiar entre a arte da palavra e o treinamento do ator. A investigação reflexiva compreende os aspectos da dramaturgia e do corpo ao logo da história tendo como base teórica principalmente os autores Peter Szondi, Hans-Thiers Lehmann e Ana Márcia Silva, refletindo também as multiplicidades do pensamento sobre o corpo, seus movimentos sociais e culturais. No prisma referente ao treinamento do ator, é tecido o diálogo com Renato Ferracini, além dos recortes específicos nas obras de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e Richard Schechner sustentando, também, a prática dos laboratórios.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectArte e literaturapt_BR
dc.subjectLinguagem corporal na artept_BR
dc.subjectCorpo como suporte da artept_BR
dc.titleCorpo e literatura : as dramaturgias do corpo em um encontro com a obra de Italo Calvino.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 20/02/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.refereePeretta, Éden Silvapt_BR
dc.contributor.refereeTourinho, Lígia Lousadapt_BR
dc.contributor.refereeBortolini, Neide das Graças de Souzapt_BR
dc.description.abstractenThis dissertation is the result of a dialogue between body dramaturgy and literature put into practice at workshops with invited actors. In this dissertation the dramaturgy of the body, which in contemporary times composes the aspects of creation in process, was poetically nourished by the essay work Lezioni americane: sei proposte per il prossimo millennio, by Italo Calvino. For the author the values related to lightness, speed, accuracy, visibility, multiplicity and consistency would be fundamental for the literature. In dialogue with these themes, we try empirically to experience, among gestures, movements and corporalities, the impulses from this literary discourse, intending to draw a threshold between the art of the word and the training of the actor. The Reflective research comprises the aspects of dramaturgy and the body, in the context of its historicity, mainly based on the authors Peter Szondi, Hans-Thiers Lehmann and Ana Márcia Silva, also reflecting the multiplicities of the thoughts about the body, its social and cultural movements . In the prism regarding the training of the actor, there is the dialogue with Renato Ferracini, besides the specific cuts in the works of Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba and Richard Schechner supporting the practice of the laboratories.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_CorpoLiteraturaDramaturgias.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons