Educação, reconhecimento e redistribuição : por uma análise das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro à luz da teoria da justiça de Nancy Fraser.
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Data
2016
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Resumo
Propõe-se, por meio deste trabalho, a discussão do conceito de justiça
social nomeado pela filósofa política norte-americana Nancy Fraser – através
do qual a mesma interpreta o cenário social hodierno a partir do binômio
redistribuição-reconhecimento. Adota-se, para a realização do estudo, um
enfoque amplo e interdisciplinar, partindo-se da análise de fontes primárias e
secundárias. As modalidades de pesquisa seguidas são a bibliográfica e a
documental. São expostos no texto argumentos teóricos que, entende-se,
podem ser de interessante valia para a análise, interpretação e avaliação das
políticas educacionais brasileiras diretamente ligadas à temática das políticas
de ação afirmativa. Objetivando-se a construção de um arcabouço conceitual
que situe as políticas de ação afirmativa no Brasil dentro do pensamento
fraseano, relacionam-se as proposições de Nancy Fraser sobre justiça social
às ações afirmativas voltadas para a educação superior implementadas a partir
da década de 1990, demonstrando-se os principais argumentos da referida
autora – para a qual apenas a partir da integração entre reconhecimento e
redistribuição se alcançaria um quadro conceitual adequado às demandas de
nossa era; requerendo, pois, a justiça, nos dias de hoje, tanto a redistribuição
de bens e riquezas sociais, quanto o reconhecimento cultural-valorativo das
diferenças. Por fim, estabelece-se a relação teórica entre as ações afirmativas
que vêm sendo implementadas no contexto educacional brasileiro e a teoria
fraseana, apontando-se para o fato de que o cenário atual dessas políticas no
país apresenta avanços significativos – inobstante haja, ainda, questões a
serem problematizadas (como aquelas relativas à aplicação da lei 12.711/2012
no contexto prático, bem como outras diretamente relacionadas à justa inclusão
do público específico ao qual essas ações se destinam).
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Programas de ação afirmativa, Justiça social, Direito à educação, Políticas públicas
Citação
GUIMARÃES, Matheus de Oliveira. Educação, reconhecimento e redistribuição: por uma análise das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro à luz da teoria da justiça de Nancy Fraser. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.