Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9647
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Ana Carolina Lima-
dc.contributor.authorOliveira, Michel de-
dc.date.accessioned2018-03-16T13:38:12Z-
dc.date.available2018-03-16T13:38:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, A. C. L.; OLIVEIRA, M. de. Entre o afetivo e o político: o ensaio Ausências, de Gustavo Germano, como reconfigurador das memórias da ditadura. Conexão: Comunicação e Cultura, v. 16, n. 31, p. 255-274, 2017. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4393/3040>. Acesso em: 23 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1677-0943-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9647-
dc.description.abstractNo projeto Ausências, realizado entre 2006 e 2012, o fotógrafo Gustavo Germano se apropriou e reencenou fotografias de família de algumas pessoas que perderam pais, cônjuges e/ou filhos (mortos e desaparecidos) durante os regimes militares na Argentina e no Brasil. O presente artigo objetiva servir de aproximação analítica desse trabalho, aqui entendido como uma forma de tornar pública a dor privada dos indivíduos envolvidos, ressignificando-a coletivamente, para conferir novas dimensões ao conhecimento que se tem acerca das sequelas ocasionadas pela ditadura. O poder memorialista da fotografia, a aura afetiva atribuída aos registros familiares e o saber imaginativo solicitado ao espectador, na tensão entre recordação e testemunho, são algumas das noções mobilizadas neste paper, tomadas para apreender o projeto em suas particularidades poéticas e em sua importância histórica.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectFotografia artísticapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleEntre o afetivo e o político : o ensaio Ausências, de Gustavo Germano, como reconfigurador das memórias da ditadura.pt_BR
dc.title.alternativeBetween the affective and the political : Gustavo Germano’s essay, Absences, as an overhaul of dictatorship memories.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Conexão - Comunicação e Cultura permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/200>. Acesso em: 16 mar. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenIn Absent, project carried out from 2006 until 2012, the photographer Gustavo Germano appropriated and re-staged family photos of people who lost parents, partners and/or children (victims of enforced disappearances and murders) occurred during the military dictatorships in Argentina and Brazil. This article aims to offer an analytical approach of Germano’s artwork, hereby understood as an attempt of announce the pain of this individuals with lost relatives, redefining it collectively and, by doing so, giving new dimensions to the public knowledge about what happened in those dictatorship regimes. Investing in the ideas of mnemonic power of photography, emotional aura attributed to family pictures and imaginative effort demanded from spectators in the tension between remembrance and testimony, the paper supports Absent as an important initiative, with artistic specificities and historical relevance.pt_BR
Appears in Collections:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EntreAfetivoPolítico.pdf317,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.