Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9559
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorFreixo, André de Lemos-
dc.contributor.authorCoelho, Patrícia-
dc.date.accessioned2018-02-21T14:37:04Z-
dc.date.available2018-02-21T14:37:04Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFREIXO, A. de L.; COELHO, P. O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, n. 3, p. 261-292, 2015. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40791>. Acesso em: 16 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2238-0094-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9559-
dc.description.abstractEste artigo aborda a proposta de renovação do ensino de história, apresentada por Jonathas Serrano nas primeiras décadas do século XX. Enfocamos sua trajetória como aluno e mestre do Colégio Pedro II, sua concepção de história e de ensino de história, e a importância que reputava a esse saber. A referida instituição assegurou o prestígio necessário para ingressar nos debates educacionais do período. Argumentamos que o esforço desse mestre, em defender a renovação como caminho para a melhoria da educação histórica no país, por meio da preservação dos valores e preceitos morais e sociais cultivados no colégio, tem relação com sua concepção de história e deve ser lida sob o pano de fundo do processo de reformulação do ensino brasileiro no início da década de 1930.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectJonathas Serranopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectColégio Pedro IIpt_BR
dc.titleO ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Revista Brasileira de História da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/313>. Acesso em: 11 mar. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenThis article discusses Jonathan Serrano’s renewal proposal for the teaching of History in the first decades of the Twentieth-century. We focus on his career as a student and teacher at Colégio Pedro II, his concept of History and History teaching, and the importance that he attributed on this discipline. The institution assured him the necessary prestige to enter the educational debates of the period. We argue that his efforts to defend the renewal, as a path to improve history education in the country, preserving the moral and social values obtained at the Pedro II School, is correlated to his concept of history, and should be read under the light of the process of recasting Brazilian education in the early 1930s.pt_BR
Aparece nas coleções:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoRenovadoHistória.pdf321,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.