Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9559
Title: O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.
Authors: Freixo, André de Lemos
Coelho, Patrícia
Keywords: Jonathas Serrano
História
Ensino de História
Colégio Pedro II
Issue Date: 2015
Citation: FREIXO, A. de L.; COELHO, P. O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, p. 261-292, 2015. Disponível em: <http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/839>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Abstract: Este artigo aborda a proposta de renovação do ensino de história, apresentada por Jonathas Serrano nas primeiras décadas do século XX. Enfocamos sua trajetória como aluno e mestre do Colégio Pedro II, sua concepção de história e de ensino de história, e a importância que reputava a esse saber. A referida instituição assegurou o prestígio necessário para ingressar nos debates educacionais do período. Argumentamos que o esforço desse mestre, em defender a renovação como caminho para a melhoria da educação histórica no país, por meio da preservação dos valores e preceitos morais e sociais cultivados no colégio, tem relação com sua concepção de história e deve ser lida sob o pano de fundo do processo de reformulação do ensino brasileiro no início da década de 1930.
metadata.dc.description.abstracten: This article discusses Jonathan Serrano’s renewal proposal for the teaching of History in the first decades of the Twentieth-century. We focus on his career as a student and teacher at Colégio Pedro II, his concept of History and History teaching, and the importance that he attributed on this discipline. The institution assured him the necessary prestige to enter the educational debates of the period. We argue that his efforts to defend the renewal, as a path to improve history education in the country, preserving the moral and social values obtained at the Pedro II School, is correlated to his concept of history, and should be read under the light of the process of recasting Brazilian education in the early 1930s.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9559
ISSN: 22380094
metadata.dc.rights.license: A Revista Brasileira de História da Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o armazenamento da versão pós-print. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/313>. Acesso em: 16 jan. 2017.
Appears in Collections:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EnsinoRenovadoHistória.pdf321,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.