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Título: Invisibilidade de crenças não cristãs na formação de professores de ensino religioso em Ouro Preto e Mariana.
Título(s) alternativo(s): The invisibility of non-christian beliefs in the religious education teachers’ training in Ouro Preto and Mariana.
Autor(es): Santos, Gláucio Antônio
Torres, Marco Antônio
Fonseca, Marcus Vinícius
Palavras-chave: Ensino religioso
Diversidade religiosa
Laicidade
Data do documento: 2016
Referência: SANTOS, G. A.; TORRES, M. A.; FONSECA, M. V. Invisibilidade de crenças não cristãs na formação de professores de ensino religioso em Ouro Preto e Mariana. Escritas, v. 8, n. 1, p. 23-41, 2016. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2066>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: Este trabalho tem como proposta apresentar reflexões a respeito da invisibilidade das religiões e doutrinas não cristãs na formação de professores de Ensino Religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. Por meio de parceria institucionalizada, mas não formalizada, a Secretaria de Estado da Educação e a Arquidiocese de Mariana se uniram para realizar os Encontros de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso, titulação quase homônima ao Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso oferecida no passado pelo próprio Governo Estadual com apoio das denominações religiosas, amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Nas cidades de Ouro Preto e Mariana, o Estado se valeu da Superintendência Regional de Ensino - SRE/Ouro Preto para qualificar os docentes, formação realizada nas dependências da Igreja Católica Apostólica Romana.
Resumo em outra língua: This paper aims to present reflections on the invisibility of non-Christian religions and doctrines in the training of Religious Education teachers in Ouro Preto and Mariana cities, in Minas Gerais. Through institutionalized partnership, but not formalized, the State Department of Education and the Archdiocese of Mariana joined to perform Methodology Meetings and Religious Education Philosophy, which is a homonymous title for the Religious Teaching Methodology and Philosophy Course offered by this Government to support the religious denominations, sustained by the National Education Bases and Guidelines Law - LDB. In Ouro Preto and Mariana, the State used the Regional Superintendent of Education - SRE / Ouro Preto to qualify teachers, this training was held on the premises of the Roman Catholic Church.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9546
ISSN: 2238-7188
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/about/submissions>. Acesso em: 12 mar. 2020.
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