Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9538
Título : Formação do(a) professor(a) pesquisador(a) : análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública.
Otros títulos : Teacher-researcher training : analysis of a continued education experience with public school teachers.
Autor : Jardilino, José Rubens Lima
Diniz, Margareth
Palabras clave : Narrativa docente
Formação continuada
Conversação
Fecha de publicación : 2016
Citación : JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. Formação do(a) professor(a) pesquisador(a): análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública. Dialogia, v. 23, p. 97-112, 2016. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=6126>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumen : O presente artigo trata da temática sobre a formação continuada de professores(as) da Educação Básica no âmbito da discussão sobre a formação do professor(a). O lócus desta experiência refere-se a dois projetos dos grupos de pesquisa Formação e Profissão Docente (Foprofi e Caleidoscópio, respectivamente): “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”, projeto de pesquisa interinstitucional realizado com três universidades públicas (Ceará, São Paulo e Minas Gerais), financiado pela Capes/Obeduc; e o projeto “Conversações com mulheres-professoras em Santa Rita de Ouro Preto (2009-2015)”, que integra o Programa Caleidoscópio. Este artigo, embasado em duas metodologias da pesquisa no campo educacional – narrativas educacionais e conversação – retrata como professores(as) estão fazendo sua formação continuada no interior dos referidos projetos de pesquisa. Os resultados demonstram que os sujeitos/pesquisadores(as) envolvidos se situam numa concepção de professor(a)-pesquisador(a) para além do que genericamente vimos denominando de professor(a) crítico-reflexivo e professor(a)-pesquisador(a).
metadata.dc.description.abstracten: This paper discusses the theme of the continuing education of teachers who work in the elementary education in the context of the discussion on teacher training. The locus of this experience relates to two projects in two research teams Formation and Teaching Profession (Foprofi and Kaleidoscope, respectively): "Professional Development of Teachers and Educational Innovation: an exploratory study on Pibid contributions" this is a inter-institutional research, conducted with three public universities (Ceará, São Paulo and Minas Gerais), financed by Capes/Obeduc; and the project "Conversations with women-teachers in Santa Rita de Ouro Preto (2009-2015), which integrates Kaleidoscope Program. This article, based on two methodologies of research in the educational field – educational narratives and conversation – portrays as teachers are doing their continuing education within the mentioned research projects. The results show that subjects/researchers involved are located in a conception of teacher-researcher beyond what we generally called critical-reflective teacher and teacher-researcher.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9538
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6126
ISSN : 1983-9294
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados no periódico Dialogia estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Dialogia <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=about&op=submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 mar. 2020.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_FormaçãoProfessorPesquisador.pdf501,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.