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dc.contributor.authorJardilino, José Rubens Lima-
dc.contributor.authorPedruzzi, Jumara Seraphim-
dc.date.accessioned2018-02-09T13:34:56Z-
dc.date.available2018-02-09T13:34:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationJARDILINO, J. R. L.; PEDRUZZI, J. S. A Escola Normal de Ouro Preto: um percurso marcado por crises e reestruturações (1835-1852). Cadernos de História da Educação, v. 15, n. 2, p. 679-699, 2016. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/36088>. Acesso em: 16 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-7806-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9523-
dc.description.abstractO presente artigo possui como finalidade entender, por meio de análise documental, o funcionamento da Escola Normal de Ouro Preto, do ato de sua criação em 1835, à suspensão de suas atividades pela segunda vez em 1852. O foco da análise será mais especificamente para seus momentos de crises e reestruturações. Pela análise dos dados concluiu-se que a instabilidade do instituto no recorte indicado se deu, principalmente, devido à ineficiência dos métodos de ensino adotados, a falta de docentes qualificados, e a alegada escassez de recursos financeiros governamentais destinados ao seu funcionamento. No entanto, não é possível deixar de considerar a pertinência da Escola Normal de Ouro Preto como uma das primeiras tentativas efetivas de se construir uma formação específica para o docente primário em Minas Gerais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEscola Normal de Ouro Pretopt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA Escola Normal de Ouro Preto : um percurso marcado por crises e reestruturações (1835-1852).pt_BR
dc.title.alternativeThe Normal School of Ouro Preto : a route marked.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 mar. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenThis article has as purpose to understand, through bibliographic and documental analysis, the operation of Ouro Preto’s Normal School since it’s creation in 1835, until his suspension for the second time, in 1852, noting specifically for your moments of crisis and restructuring. For analyzing the data it is concluded that the instability of the institute in the indicated cutting was mainly due, to the inefficiency of the adopted teaching methods, the lack of qualified teachers, and the alleged shortage of government funds for the operation. However, you can’t fail to consider the relevance of Ouro Preto’s Normal School as one of the first attempts to build effective specific training for primary teachers in Minas Gerais.pt_BR
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