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dc.contributor.authorMatos, Daniel Abud Seabra-
dc.contributor.authorJardilino, José Rubens Lima-
dc.date.accessioned2018-02-09T12:53:12Z-
dc.date.available2018-02-09T12:53:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMATOS, D. A. S.; JARDILINO, J. R. L.  Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 20-31, set./dez. 2016. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111>. Acesso em: 16 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2448-3583-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9513-
dc.description.abstractNas pesquisas sobre “o que pensam” alunos, professores e atores educacionais, há uma enorme variedade de termos que se utiliza para referir-se às representações mentais. Essa diversidade acaba dificultando a compreensão de pesquisas da área educacional e seu arcabouço teóricoconceitual. Há muitos estudos na literatura educacional que não definem claramente os conceitos utilizados. O objetivo deste artigo é realizar uma análise sobre os conceitos de concepção, percepção, representação e crença. As fontes utilizadas foram artigos, livros e dicionários especializados. Conclui-se que os referidos termos utilizados (concepção, percepção, representação e crença) têm como objetivo chegar a um mesmo resultado: informar a maneira como as pessoas percebem, avaliam e agem com relação ao fenômeno pesquisado. Assume-se que há necessidade de uma constante vigilância epistemológica e de um acordo mínimo entre os pares sobre o significado desses conceitos. Tratá-los como sinônimosincidirá em uma série de equívocos na divulgação dos resultados das pesquisas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.titleOs conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional : similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Educação & Formação permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorm <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1190>. Acesso em: 11 mar. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenIn research about the thinking processes of students, teachers and education stakeholders, there is a huge variety of terms used to refer to mental representations. This diversity makes difficult to understand education research and its theoretical and conceptual framework. We found many studies in the education literature that does not clearly define the concepts used. The purpose of the study presented in this paper was to perform an analysis of the concepts of conception, perception, representation and belief. The sources used were articles, books and specialized dictionaries. We concluded that the terms conception, perception, representation, and belief aim to reach the same result: inform the way people perceive, evaluate and act with respect to the researched phenomenon. It is assumed that there is a need for constant epistemological surveillance and a minimum agreement among peers about the meaning of these concepts. Treating them as synonyms will result on a number of mistakes in the dissemination of research results.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1893-
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