Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9504
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conceição, Juliana Santos da | - |
dc.contributor.author | Nunes, Célia Maria Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T10:23:13Z | - |
dc.date.available | 2018-02-08T10:23:13Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, J. S. da; NUNES, C. M. F. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, p. 9-36, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1970>. Acesso em: 16 jan. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-5864 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9504 | - |
dc.description.abstract | A temá! ca voltada para a docência universitária tem sido foco de pesquisas recentes no campo sobre a formação e a prá! ca docentes. Ques! onamentos referentes a quem são e o que sabem estes (as) professores (as) têm nos acompanhado em nossa prá! ca profi ssional e de pesquisa. Este ar! go apresenta resultados ob! dos em uma dissertação de mestrado que inves! gou o perfi l e os saberes que envolvem a atuação dos docentes nomeados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 2008 a 2011. A metodologia, de abordagens quan! ta! va e qualita! va, u! lizou, para a coleta de dados, além da análise de currículos La es, a entrevista semiestruturada junto a professores nomeados na UFOP durante a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para análise dos dados, u! lizou-se o método de análise de conteúdo. Considerando a pluralidade de saberes, foi possível iden! fi car quatro saberes que mobilizam o fazer docente dos sujeitos desta pesquisa: o saber disciplinar ou saber do conteúdo; o saber das relações entre professor e aluno; o saber da experiência docente e da prá! ca profi ssional; e o saber adquirido nas relações cons! tuídas na ins! tuição. Acredita-se que a refl exão sobre a prá! ca dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação docente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Professor iniciante | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.title | Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periodico | pt_BR |
dc.rights.license | O periódico Revista Docência do Ensino Superior permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/848>. Acesso em: 11 mar. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970 | - |
Appears in Collections: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_SaberesDocentesProfessores.pdf | 362,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.