Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9503
Título: As biografias educativas como fonte de pesquisa e estudo no campo da formação docente : notas iniciais para uma discussão teórico/metodológica.
Autor(es): Cunha, Maria Amália de Almeida
Nunes, Célia Maria Fernandes
Palavras-chave: Experiências de vida e formação
Biografias educativas
Formação inicial e continuada de professores
Data do documento: 2017
Referência: CUNHA, M. A. A.; NUNES, C. M. F. As biografias educativas como fonte de pesquisa e estudo no campo da formação docente: notas iniciais para uma discussão teórico/metodológica. Revista Thema, v. 14, n. 2, p. 9-13, 2017. Disponível em: <http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/489/346>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: Este artigo busca analisar uma tendência teórica, mas sobretudo metodológica, que vem se constituindo como um campo rico de estudos e pesquisas na área da formação docente: as narrativas biográficas, os estudos de memórias de formação elaboradas pelos professores em exercício ou em formação. Recorrem na escrita de memoriais que podem ser percebidos como uma ferramenta de reflexão biográfica a respeito da formação inicial e continuada, momento em que são expostos os desafios, as dificuldades e as crises da vida profissional, a partir de lembranças sobre o passado escolar e das reflexões sobre o presente e o devir. Sem pretender fazer um balanço da bibliografia já existente e muito menos esgotar o tema, pretende-se com esta discussão inicial situar o debate sobre os estudos biográficos como fonte teórico-metodológica e suas contribuições na formação docente.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9503
DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.9-13.489
ISSN: 2177-2194
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Thema estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Thema <http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BiografiasEducativasFonte.pdf181,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.