A segurança do trabalho aplicada à fabricação e montagem de estruturas metálicas.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O mercado da construção civil é um dos principais responsáveis pelos altos índices de acidentes de Trabalho no Brasil. Visando contribuir para a diminuição desses índices analisaremos as condições de fabricação e execução de estruturas metálicas, sob a ótica da segurança do trabalho, visando identificar possíveis riscos envolvidos nestas atividades, com o objetivo de promover a conscientização dos profissionais nela envolvidos. Foi analisada a segurança do trabalho em três casos: fábrica de estruturas metálicas, montagem em campo de pequeno porte e de grande porte, promovendo um levantamento de custos per capita e por tonelada de aço fabricada/montada com base nos valores gastos com segurança e saúde do trabalhador. O resultado obtido foi de que as empresas analisadas investem em saúde e segurança do trabalhador, porém falta uma fiscalização mais efetiva sobre os trabalhadores durante a realização de suas tarefas, porque não são todos que executam suas atividades segundo as Normas Regulamentadoras vigentes no Brasil. Este trabalho tem como finalidade demonstrar que apesar do investimento em segurança e saúde do trabalhador ser oneroso, é vantajoso, pois o retorno se dá pela redução de afastamento do trabalhador por motivos de saúde ou acidentes de trabalho.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Equipamento de proteção individual, Aço - estruturas, Construção civil
Citação
SOUZA, Cláudio Fernando de. A segurança do trabalho aplicada à fabricação e montagem de estruturas metálicas. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.