Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9455
Título : Preparação de catalizadores heterogêneos a base de Nb2O5 e CeO2 para oxidação da anilina em fase líquida.
Autor : Ventura, Wellington Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Fajardo, Humberto Vieira
Taylor, Jason Guy
Palabras clave : Catálise heterogênea
Água oxigenada
Nióbio
Óxido de cério
Fecha de publicación : 2017
metadata.dc.contributor.referee: Fajardo, Humberto Vieira
Bellido, Jorge David Alguiar
Rocha, Kelly Alessandra da Silva
Citación : VENTURA, Wellington Martins. Preparação de catalizadores heterogêneos a base de Nb2O5 e CeO2 para oxidação da anilina em fase líquida. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumen : O presente trabalho consiste na preparação, caracterização e testes de avaliação do comportamento dos catalisadores de Óxido de Nióbio (V) é Óxido de Cério (IV) na reação de oxidação da anilina em fase líquida. As obtenções dos sólidos foram conduzidas utilizando o método hidrotérmico assistido por micro-ondas, para o Nb2O5, e o método de complexação metal-quitosana, para o CeO2. Os efeitos das condições de síntese sobre as propriedades físico-químicas dos catalisadores foram avaliados. Os resultados obtidos através das caracterizações físico-químicas e dos ensaios catalíticos mostraram que as metodologias adotadas para a preparação dos catalisadores proporcionaram a obtenção de materiais com interessantes propriedades texturais e catalíticas, comparativamente aos materiais análogos disponíveis comercialmente. Os catalisadores se mostraram ativos frente ao processo de oxidação da anilina em fase líquida, usando o peróxido de hidrogênio como agente oxidante. Os resultados evidenciaram alta atividade catalítica, em alguns casos com conversão total da anilina em condições reacionais brandas (temperatura e pressão ambiente). A atividade e a seletividade dos catalisadores variaram em função da natureza do catalisador, quantidade de agente oxidante, tipo de solvente e tempo de reação empregados. Sobre os catalisadores de Nb2O5, os principais produtos formados foram a fenilhidroxilamina e nitrobenzeno, enquanto sobre os catalisadores de CeO2, nitrosobenzeno e azoxibenzeno foram os produtos reacionais majoritários.
metadata.dc.description.abstracten: The present work aims to develop Niobium Oxide and Cerium Oxide catalysts for the oxidation of aniline. A microwave assisted hydrothermal method for was employed for the preparation of nanoparticle Nb2O5 (niobium pentoxide) and the method, based on the polymer precursors (Pechini) was utilized to obtain CeO2. The effects of the synthesis conditions on the physicochemical properties were evaluated. The catalytic activity of the samples prepared in the liquid phase oxidation of aniline with aqueous hydrogen peroxide as oxidant was studied. The nanoparticles presented hexagonal structure and rounded shape covered by Nanoneedles. The catalysts showed high catalytic activity with total conversion of aniline under environmental conditions. Aniline conversion and product selectivities depended on the experimental parameters, particularly the oxidant,concentration of the substrate, the nature of the solvent, the type of catalyst and the reaction time.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Química. Departamento de Química, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9455
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/01/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGQUIM - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_PreparaçãoCatalizadoresHeterogênos.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons