Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9445
Título: Para além do figurino : “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio.
Autor(es): Silva, Antônio Apolinário da
Orientador(es): Gomes, Ricardo Carlos
Palavras-chave: Vestuário na arte
Representação teatral
Artes cênicas
Data do documento: 2017
Membros da banca: Gomes, Ricardo Carlos
Almeida, Verônica Fabrini Machado de
Peretta, Éden Silva
Referência: SILVA, Antônio Apolinário da. Para além do figurino: “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: A presente dissertação discorre sobre questões relacionadas ao figurino teatral como elemento fundamental do discurso cênico. Considera os diversos elementos que envolvem a pele do ator/performer como constituintes de uma segunda pele, capaz de conduzir, estimular e alimentar a concepção cênica, a partir das provocações feitas sobre seu corpo na sala de ensaio. Examina também outros dispositivos de criação: as peles plurais formadas pelos elementos estéticos da encenação – caracterização, iluminação, adereços cenográficos, etc., aqui denominados de “peles em processo”. A pesquisa dialoga com o conceito de “eu-pele”, do psicanalista Didier Anzieu; com a concepção de “cinco peles”, do pintor austríaco Friedensreich Hundertwasser, referida pelo crítico de arte Pierre Restany e com o conceito de “Teatro performativo”, da pesquisadora Josette Féral. São analisadas quatro práticas processuais de obras cênicas/performativas pela ótica dos conceitos referidos.
Resumo em outra língua: The present dissertation discusses issues related to theatrical costumes as a fundamental element of the scenic discourse. It considers the various elements that involve the skin of the actor/performer as constituents of a second skin, capable of conducting, stimulating and feeding the scenic conception, from the provocations made on his body in the rehearsal room. It examines also other devices of creation: the plural skins formed by the aesthetic elements of the staging – characterization, stage lighting, scenographic props, etc., hereinafter “skin in process”. The research dialogues with the concept of “Skin-Ego”, of the psychoanalyst Didier Anzieu; with the "Five Skins" conception of the Austrian painter Friedensreich Hundertwasser, referred to by the art critic Pierre Restany and the concept of “performative theater” by the researcher Josette Féral. Four procedural practices of scenic / performative works are analyzed from the perspective of the referred concepts.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9445
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/01/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ParaFigurinosPeles.pdf10,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons