Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9441
Título: Pensamento-música e a filosofia de Gilles Deleuze.
Autor(es): Pinto, Patrícia Bizzotto
Orientador(es): Silva, Cíntia Vieira da
Palavras-chave: Gilles Deleuze
Ritmo
Criação
Data do documento: 2017
Membros da banca: Silva, Cíntia Vieira da
Mello Filho, Sílvio Ferraz
Borges, Maria Lucília
Referência: PINTO, Patrícia Bizzotto. Pensamento-música e a filosofia de Gilles Deleuze. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Esta dissertação pretende apresentar a ideia de um pensamento-música. Ela parte da filosofia de Gilles Deleuze – desde algumas primeiras publicações, como Diferença e Repetição, até obras em parceria com Félix Guattari, como Mil Platôs, Kafka - por uma literatura menor e O que é filosofia? – sob uma perspectiva estética e sua relação com o musical e o sonoro. Pretende-se investigar, dentro desta perspectiva, a relação e os limites entre o sonoro-musical, a sensação, a criação e o pensamento. Para tanto, foram rastreados, no contexto do encontro de Deleuze com as artes e de seu encontro com Félix Guattari, a incidência (articulações, modulações, relações de vizinhança) de conceitos que na perspectiva desta dissertação entendem-se como “musicais”. Tais conceitos são aqui analisados e discutidos junto com a noção de movimento do ato de pensar/sentir/criar, compondo um plano que problematiza de forma subjacente alguns limites da filosofia.
Resumo em outra língua: Ce mémoire de master cherche à présenter l’idée d’une pensée-musique. On part de la philosophie de Gilles Deleuze – depuis ses premiers ouvrages, comme Différence et Répétition, jusqu’aux oeuvres écrites avec Félix Guattari, comme Milles Plateaux, Kafka – pour une littérature mineure et Qu’est-ce que la philosophie ? – sous une approche esthétique et son rapport avec le musical et le sonore. On prétend investiguer, dans cette perspective, le rapport et les limites entre le sonore-musical, la sensation, la création et la pensée. Pour cela, il a été investigué l’occurrence (c’est à dire, les articulations, les modulations, les rapports de voisinage) de concepts qui selon la perspective de ce mémoire sont-ils entendus comme « musicaux ». Tels concepts sont ici analysés et discutés à partir de la notion de mouvement de l’acte de penser/sentir/créer, en composant, ainsi, un plan qui problématise de manière sous-jacente certaines limites de la philosophie.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9441
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/11/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PensamentoMúsicaFilosofia.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons