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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9441
Título: | Pensamento-música e a filosofia de Gilles Deleuze. |
Autor(es): | Pinto, Patrícia Bizzotto |
Orientador(es): | Silva, Cíntia Vieira da |
Palavras-chave: | Gilles Deleuze Ritmo Criação |
Data do documento: | 2017 |
Membros da banca: | Silva, Cíntia Vieira da Mello Filho, Sílvio Ferraz Borges, Maria Lucília |
Referência: | PINTO, Patrícia Bizzotto. Pensamento-música e a filosofia de Gilles Deleuze. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017. |
Resumo: | Esta dissertação pretende apresentar a ideia de um pensamento-música. Ela parte da filosofia de Gilles Deleuze – desde algumas primeiras publicações, como Diferença e Repetição, até obras em parceria com Félix Guattari, como Mil Platôs, Kafka - por uma literatura menor e O que é filosofia? – sob uma perspectiva estética e sua relação com o musical e o sonoro. Pretende-se investigar, dentro desta perspectiva, a relação e os limites entre o sonoro-musical, a sensação, a criação e o pensamento. Para tanto, foram rastreados, no contexto do encontro de Deleuze com as artes e de seu encontro com Félix Guattari, a incidência (articulações, modulações, relações de vizinhança) de conceitos que na perspectiva desta dissertação entendem-se como “musicais”. Tais conceitos são aqui analisados e discutidos junto com a noção de movimento do ato de pensar/sentir/criar, compondo um plano que problematiza de forma subjacente alguns limites da filosofia. |
Resumo em outra língua: | Ce mémoire de master cherche à présenter l’idée d’une pensée-musique. On part de la philosophie de Gilles Deleuze – depuis ses premiers ouvrages, comme Différence et Répétition, jusqu’aux oeuvres écrites avec Félix Guattari, comme Milles Plateaux, Kafka – pour une littérature mineure et Qu’est-ce que la philosophie ? – sous une approche esthétique et son rapport avec le musical et le sonore. On prétend investiguer, dans cette perspective, le rapport et les limites entre le sonore-musical, la sensation, la création et la pensée. Pour cela, il a été investigué l’occurrence (c’est à dire, les articulations, les modulations, les rapports de voisinage) de concepts qui selon la perspective de ce mémoire sont-ils entendus comme « musicaux ». Tels concepts sont ici analysés et discutés à partir de la notion de mouvement de l’acte de penser/sentir/créer, en composant, ainsi, un plan qui problématise de manière sous-jacente certaines limites de la philosophie. |
Descrição: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9441 |
Licença: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/11/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. |
Aparece nas coleções: | PPGFIL - Mestrado (Dissertações) |
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