Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9438
Title: Atributos funcionais morfológicos e anatômicos foliares de plantas de campo rupestre ferruginoso respondem abundancia?
Authors: Eduardo, Denny Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Hildeberto Caldas de
Kozovits, Alessandra Rodrigues
Keywords: Anatomia foliar
Análise foliar
Absorção
Issue Date: 2017
metadata.dc.contributor.referee: Sousa, Hildeberto Caldas de
França, Marcel Giovanni Costa
Isaias, Rosy Mary dos Santos
Citation: EDUARDO, Denny Fernandes. Atributos funcionais morfológicos e anatômicos foliares de plantas de campo rupestre ferruginoso respondem abundancia? 2017. 37 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Abstract: Atributos funcionais foliares são utilizados para um melhor esclarecimento sobre as adaptações que cada espécie tem em cada ambiente específico, e podem indicar quais características são mais importantes em espécies mais e menos abundantes em um determinado espaço e tempo. Diferentes histórias de vida das plantas podem ter sucesso em um mesmo espaço e tempo, podendo selecionar adaptações distintas com relação à economia de água, e sua aquisição e manutenção pelas folhas. Os campos rupestres ferruginosos são ambientes montanos que ocorrem acima de 900m e impõem severidade ambiental nas plantas por estresse hídrico devido à marcada estação seca, alta radiação, exposição a ventos e a ocorrência de solos rasos. É comum a ocorrência de neblina durante o ano todo, e as plantas podem absorver água pelas folhas quando ocorrem este evento o qual pode influenciar nos níveis de esclerofilia das folhas. Para analisar as adaptações que as plantas possuem neste tipo de ambiente, foram selecionadas cinco espécies mais abundantes, Tibouchina heteromalla, Baccharis reticularia, Diplusodon buxifolius, Periandra mediterranea e Erytroxylum mirophyllum, e cinco menos abundantes Myrsine squarrosa, Miconia coralina, Eremanthus incanus, Ouratea semiserrata e Trembleya laniflora, a partir do trabalho de (Arias 2016). E foram analisados a área foliar, área foliar específica, massa foliar específica, espessura do limbo foliar, espessura da cutícula, espessura da epiderme adaxial, espessura do parênquima paliçádico, espessura do parênquima lacunoso, espessura da epiderme abaxial, espessura da cutícula abaxial, densidade e área estomática. As espécies mais abundantes apresentaram áreas foliares reduzidas, maiores valores de área foliar específica, menores valores de massa foliar específica, menor espessura do limbo foliar, menor espessura da cutícula adaxial, maiores células epidérmicas na face adaxial, menor espessura do parênquima lacunoso, maior espessura da epiderme abaxial e menor espessura da cutícula abaxial, maior densidade estomática e também maiores valores de área estomática. Além disso, T. heteromalla, B. reticularia e D. buxifolius são anfiestomáticas tais características podem melhorar o desempenho fotossintético, refletindo na maior produtividade e crescimento das plantas mais abundantes. Em outro contexto, as espécies apresentaram convergência evolutiva em atributos que favorecem a absorção de água e manutenção nas folhas quando ocorrem eventos de neblina, como pubescência pesada e células mucilaginosas, além de atributos que podem estar relacionados à diminuição da temperatura da folha, como drusas de oxalato de cálcio. Indicando que a neblina é um fator muito importante na seleção das espécies que ocorrem nos campos rupestres ferruginosos. Palavras chave: Atributos funcionais foliares, área foliar específica, massa foliar especifica, anatomia foliar, atributos que podem estar relacionados com a absorção de água nas folhas.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9438
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 24/01/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_AtributosFuncionaisMorfológicos.pdf4,25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons